Dia 12 de outubro é celebrado o Dia do Engenheiro(a) Agrônomo(a), profissão de nível superior regulamentada no Brasil nesta mesma data em 1933. Com as suas visões integradas sobre os agroecossistemas, estes profissionais possuem as habilidades e dedicação essenciais para ajudar a promover o crescimento da agropecuária de forma sustentável, apesar de tantos desafios climáticos e hídricos, por exemplo.

No nosso dia a dia, lidamos com as atividades agropecuárias, que são voltadas à produção de alimentos e insumos, e também de sua relação com o entorno, incluindo áreas de matas, florestas e cidades. É nosso dever considerar desde a saúde dos solos e dos recursos hídricos, passando pelo cultivo das plantas e pela criação dos animais, até a promoção da qualidade de vida das pessoas que vivem dessas atividades, que são os(as) agricultores(as) e suas comunidades. Essa visão integrada, aliada ao emprego de tecnologias adequadas a cada contexto socioambiental, é o que faz do profissional da engenharia agronômica um agente promotor da sustentabilidade”, destaca o engenheiro agrônomo Fernando Rabello Paes de Andrade.

No Projeto Rural Sustentável – Cerrado, esses profissionais atuam diretamente com nossos beneficiários, oferecendo treinamento e assistência técnica para viabilizar práticas agrícolas sustentáveis e eficientes, ajudando no desenvolvimento econômico e social do meio rural, assim como a segurança alimentar.