Pesquisa e Desenvolvimento

Esta frente atua com editais para pesquisa e pesquisas direcionadas.

O edital tem a finalidade de apresentar as disposições gerais do processo seletivo dos projetos para pesquisa, os prazos, os critérios dos envios das propostas e os critérios de seleção. Os projetos deverão realizar pesquisas em sistemas sustentáveis de produção nos estados de atuação do projeto – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e no bioma Cerrado. Dessa forma, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado irá apoiar financeiramente os projetos de pesquisa de acordo com os critérios do edital.

As Pesquisas Direcionadas são aquelas realizadas/executadas/desenvolvidas exclusivamente pela Embrapa, com a finalidade de acrescentar conhecimento científico no âmbito do projeto.

Livro Pesquisa e DesenvolvimentoLivro Pesquisa e Desenvolvimento 2ª Edição

Saiba quais as temáticas e instituições executoras das pesquisas apoiadas pelo PRS - Cerrado

Acessar Mapa Interativo

EDITAL DE P&DPESQUISA DIRECIONADA

+12

Milhões de Investimento

7

Coordenadoras

88

Instituições Parceiras

35

Coordenadores de Pesquisa

539

Pesquisadores Envolvidos

28

Coordenadores

20

Bolsistas e consultores

Editais para Pesquisa

Desenvolvimento de editais para pesquisa, incluindo suas aplicações, serviços e pesquisas inovadoras com a finalidade de promover tecnologias de baixa emissão de carbono, práticas sustentáveis, entre outros temas.

O propósito do edital é selecionar propostas de pesquisa que possam auxiliar na expansão dos sistemas sustentáveis de produção agropecuária em diferentes linhas de pesquisa, que incluem três grandes temas:

O projeto incentivará e financiará iniciativas de pesquisas científicas e tecnológicas em universidades, institutos federais e estaduais e organizações de pesquisa variadas. O apoio terá duração de 24 meses. Estão previstas duas edições de editais para pesquisa e o recurso será dividido igualmente nos 4 estados que compõe a área de intervenção do projeto.

Pesquisas Direcionadas

As pesquisas direcionadas são desenvolvidas em URTPs (Unidade de Referência Tecnológica e de Pesquisa) e UDs (Unidades Demonstrativas). Englobam 12 pesquisas com suas devidas particularidades e são realizadas em diferentes unidades da Embrapa, como descrito na tabela abaixo (Tabela 1). Em síntese, tais pesquisas têm como finalidade entender e melhorar o sistema ILPF; desenvolver estudos de avaliação econômica oriundo da sua implementação; avaliar os choques de oferta e demanda sobre mudanças na intensificação da agricultura; entre outras atividades. Todas as pesquisas visam cooperar com os objetivos de desenvolvimento de práticas agrícolas de baixa emissão de carbono e desmatamento evitado para a redução da pobreza no Brasil

Diagnóstico

O diagnóstico tem como finalidade conhecer a atual situação, as necessidades, as demandas, as informações dos recursos, as características ambientais, o território e as diferentes ações das pesquisas em sistemas de baixa emissão de carbono, com ênfase em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagem Degradada (RPD). A partir disso, propor um prognóstico para as principais ações de pesquisas nas microrregiões ou em escala disponível no âmbito do projeto.

Para o planejamento das prioridades e recomendações das ações de pesquisas, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

● Estruturar, nas microrregiões ou em escala disponível, o levantamento e análise de dados: do censo agropecuário; do calendário agrícola; dos limites climáticos; dos territórios protegidos; das comunidades; dos assentamentos; das unidades de conservação; de biogeofísica; dentre outros dados relevantes.
● Identificar as instituições de ensino e pesquisa, empresas e produtores(as) rurais que desenvolvem atividades em sistemas ILPF e RPD;
● Fortalecer o conhecimento e a divulgação de pesquisas em ILPF e RPD, por meio da elaboração de material visual como mapas, gráficos, infográficos e tabelas sistematizadas.

Avaliação de resultados

As avaliações dos resultados estão relacionadas às ações das pesquisas científicas e tecnológicas, unidades demonstrativas (UDs), unidades multiplicadoras (UMs), apoio e acompanhamento local das diversas ações no âmbito do projeto.

Para tanto, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

● Quantificação, análise, sistematização e divulgação do monitoramento das ações de assistência técnica rural nas propriedades beneficiárias, de pesquisa e desenvolvimento, UDs e UMs;
● Elaboração de documentos técnicos relacionados com as ações no âmbito do projeto;
● Elaboração de cartilhas, infográficos e livro com os principais resultados;
● Análise estatística descritiva para indicar os padrões de resultados;
● Análise, sistematização e acompanhamento de dados geoespaciais;
● Análise e sistematização das informações sobre a evolução das metas e atividades.

Área do(a) pesquisador(a)

Este espaço foi elaborado pela Equipe de Pesquisa , Jurídico, Administrativo e de Tecnologia da Informação do PRSII – Cerrado! Tudo com muito critério e cuidado para utilização exclusiva dos pesquisadores que desenvolvem suas atividades de pesquisa no âmbito do projeto!
O objetivo desse sistema é apoiar a execução das atividades de pesquisa e realizar seu monitoramento e gestão financeira com praticidade e de forma eficaz!
O que vc encontra aqui? Um espaço com acesso restrito aos pesquisadores (por meio de dados pessoais e login) no qual são inseridas as informações técnicas, executivas e financeiras de modo detalhado!

ENTRAR