Dia 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor e Agricultora, trabalhadores que contribuem diariamente na produção dos mais variados alimentos que são levados para as casas das famílias brasileiras. Além disso, a importância do exercício da agricultura também se dá por meio da movimentação da economia nacional, da proteção do meio ambiente e da geração de empregos.

E para exercer uma profissão como a dos agricultores(as), é sempre importante garantir o compromisso com uma agropecuária mais sustentável. Esse é o objetivo da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). E, aqui no IABS, contamos também com um CSA, que ajuda na promoção de uma cultura solidária, saudável e sustentável de produção e consumo de alimentos.

Uma das principais associadas ao CSA e agricultora que nos entrega as cestas, Dona Nelcy, nos ensina sobre a importância dos alimentos da época e a convivência com a natureza. 

“Trabalhar com agricultura familiar é estar bem próximo da natureza e, com ela, sempre se aprende. O ciclo da vida exige no cotidiano observação, cuidado, interpretação e correções diárias. E é lindo ver chegar a hora da entrega dos produtos, porque são eles que vão alimentar as pessoas. Neste momento, ficamos próximos das pessoas e nos sentimos compartilhando”.

Junto à CSA, o IABS trabalha na divulgação da produção de agricultura familiar, incentivando a comercialização de diversos produtos agroecológicos e estimulando o consumo consciente.