Voltado para a identificação de novas instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atuem ou desejam atuar nos temas abrangidos no projeto, o PRS – Cerrado disponibiliza nesta segunda, 19 de julho, a 2ª Chamada do Edital de Pré-qualificação de Instituições de ATER. O lançamento do processo seletivo em meio à pandemia foi um desafio, e a equipe técnica entende que houve dificuldades na inscrição. O processo ficará aberto até 6 de agosto. 

A 2ª Chamada do Edital também abrirá espaço para que as instituições de ATER já pré-qualificadas cadastrem novos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs). Um dos objetivos deste processo seletivo é não só qualificar, mas também capacitar essas instituições e seus ATECs. Passado o período de seleção, o PRS – Cerrado oferecerá capacitação técnica a essas instituições, por meio do Ensino à Distância (EaD) e atividades presenciais, sobre as temáticas abrangidas no âmbito do projeto: pecuária 4.0, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidas como sinônimos de Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), crédito rural, certificação e finanças verdes. 

Atuação

Após os processos formativos, será iniciado um novo processo seletivo, desta vez para a contratação definitiva das instituições de ATER que irão prestar os serviços nas propriedades rurais participantes do PRS – Cerrado: as Unidades Demonstrativas (UDs) e Unidades Multiplicadoras (UMs). 

Importante: a instituição que não tiver sido pré-qualificada na 2ª Chamada do Edital  não poderá participar desta nova etapa. Somente as que estiverem enquadradas nos requisitos do edital de pré-qualificação estarão aptas a participar das seleções posteriores. No entanto, todas que se pré-qualificarem terão acesso às ações formativas oferecidas pelo projeto envolvendo sua atuação.

Em conjunto com produtores(as), com base na capacitação técnica oferecida, os(as) técnicos(as) vão fazer um diagnóstico do imóvel rural, identificar o que precisa ser melhorado, elaborar e colocar em prática um Plano de Assistência Técnica. O atendimento a essas propriedades rurais varia de 12 a 18 meses. O serviço prestado terá acompanhamento presencial individual e coletivo, e também acompanhamento remoto.

Acesse aqui a 2ª Chamada do Edital de Pré-qualificação de Instituições de ATER

Para novas instituições de ATER, inicie seu cadastro aqui: https://portal.ruralsustentavel.org/ativar_cadastro/ater

Para instituições já cadastradas que desejam incluir agentes, basta fazer o login no portal: https://portal.ruralsustentavel.org/accounts/login/?next=/