Foi lançado nesta terça-feira, 14 de dezembro, o Programa de Capacitação do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. O evento online, que tem cerca de 500 visualizações e foi transmitido pelo canal do IABS no Youtube, contou com a participação de representantes do arranjo institucional e parceiros educacionais. Na mesa de abertura, a Diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mariane Crespolini, chamou atenção para a importância da capacitação para disseminação das práticas produtivas sustentáveis no meio rural. “Quando o(a) produtor(a) tem acesso, aprende a fazer as tecnologias, como sair de um sistema produtivo, extensivo, para um sistema tecnificado, inovador, sustentável, ele adota (a tecnologia). Destaco a assistência técnica, capacitação e também o acesso ao crédito rural”, disse. 

A fala seguinte ficou por conta do Representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, que destacou os benefícios das práticas sustentáveis no campo. “Tem se mostrado a viabilidade de tecnologias de baixa emissão de carbono para promover eficiência no campo. O que falta, e que tem sido colocado, é a importância da capacitação”. Na sequência, foi a vez do Conselheiro Político do Governo do Reino Unido, Christopher Wright. “Este encontro é significativo porque celebra o Programa de Capacitação do PRS – Cerrado ao colocar o conhecimento sob responsabilidade dos agentes de mudança”, ressaltou Wright.

A mesa de abertura foi encerrada com a participação do Diretor-Geral do PRS – Cerrado e Diretor-Presidente do IABS, Tadeu Assad. “Temos como um dos principais pilares do PRS – Cerrado a capacitação, formação, sensibilização. Ou seja, investir nas pessoas como sendo o principal legado”, destacou Assad. 

Após a fala dos parceiros do arranjo institucional, chegou o momento da mesa dos parceiros educacionais do Programa de Capacitação. Para João Chrysostómo de Resende Júnior, Reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), instituição que forma a parceria para o desenvolvimento do Mestrado Profissional, as décadas seguintes serão de desafios na demanda alimentar. “Os próximos 30 anos vão demandar um volume de produção de alimentos maior do que toda a história pregressa da humanidade. É importante que a gente chegue muito além dos(as) estudantes que a gente forma nos campus universitários, que a gente participe das soluções dos problemas do país”, disse o Reitor. Na mesma mesa, a última fala foi a do Gerente-Geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, João Alegria. “Nossa parceria envolveu não só uma contribuição para produção de materiais pedagógicos, principalmente audiovisuais, mas também distribuição disso pela TV, para chegar a mais pessoas, inclusive não só as que são cobertas pelo projeto”. 

Sobre o Programa de Capacitação

O evento seguiu com um vídeo sobre o Programa de Capacitação, apresentado pela atriz Isabel Fillardis, sobre as etapas do Programa que está estruturado em quatro frentes: Educação a Distância; Cursos presenciais e Dias de Campo; Mestrado Profissional; e Empoderamento Social. O objetivo é capacitar, treinar e sensibilizar em torno das práticas sustentáveis e da agropecuária de baixa emissão de carbono. São uma série de ações formativas envolvendo produtores e produtoras rurais, membros de Organizações Socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestores e gestoras públicas, estudantes e outros interessados. É um modelo de construção conjunta: não só de capacitação e sensibilização, mas também de aprendizado e troca de conhecimentos e saberes.

Na parte final do evento, Melissa Curi, Coordenadora de Capacitação do PRS – Cerrado, apresentou as metas e oportunidades do Programa. ”A nossa ideia é sempre uma construção coletiva, em que estamos levando algo aos diversos públicos do PRS – Cerrado, mas com certeza, nós também estamos aprendendo muito com esse público. Queremos propor, de fato, uma troca de conhecimento”, finalizou Curi. 

Saiba mais sobre o Programa de Capacitação pelo site: ruralsustentavel.org/programa-de-capacitacao/ 

O vídeo completo do lançamento está disponível em: https://youtu.be/onh-p5Iraqg