O Programa Rural Sustentável – Cerrado acaba de abrir a Chamada para Pré-qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com intuito de identificar e pré-qualificar instituições que atuem, ou que desejam atuar, nos temas gerenciais e técnicos previstos no PRS-Cerrado. Podem participar da seleção instituições como Organizações de assistência técnica rural; Associações de produtores(as) rurais; Associações de profissionais; Cooperativas; Empresas privadas e públicas; Fundações ou associações sem fins lucrativos; Prefeituras municipais; Sindicatos rurais; e Organizações da sociedade civil de interesse público – OSCIP.

Para participar, as instituições de ATER devem cumprir, obrigatoriamente, os critérios de elegibilidade previstos no edital. As inscrições ficam abertas a partir de 08 de fevereiro de 2021 e se estendem até dia 01 de março, por meio do portal do PRS-Cerrado. As ações de ATER focam implementação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e na Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) nos 4 estados de atuação do projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Elas estarão aptas a participarem de futuros processos seletivos do projeto e serem contratadas para serviços técnicos especializados em assistência técnica e gerencial rural nas áreas de atuação do programa.

O projeto visa a inovação, por meio dessas tecnologias, no desenvolvimento rural sustentável, na eficiência do uso da terra, na produtividade e incrementar a geração de renda entre os(as) produtores(as). E, além disso, mitigar as emissões de gases do efeito estufa e implementar gestão de propriedade para reduzir a pressão na abertura de novas áreas para produção agropecuária.

Vantagens

As instituições de ATER pré-qualificadas vão poder participar dos futuros processos seletivos e contratações de serviços do PRS-Cerrado. Poderão, portanto, prestar atendimentos presenciais, individualizados e/ou coletivos, e acompanhamentos remotos aos(às) produtores(as) que possuam Unidades Demonstrativas (UDs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) aprovadas e selecionadas nos respectivos editais abertos.

Acesse o Edital de pré-qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS – Cerrado é resultado de parcerias que objetivam aumentar a renda e a produtividade de produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado, sem agredir o meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.