O prazo para a inscrição das escolas nas Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável e de Baixa Emissão de Carbono nas escolas públicas acaba de ser prorrogado. Previsto para ser encerrado em 06/03, o prazo foi estendido para 20/03. Com isso, mais escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio dos municípios selecionados têm a chance de participar de um conjunto de ações que sensibilizam seus estudantes para o tema do desenvolvimento rural sustentável.

Reconhecendo o potencial da infância e da juventude na disseminação de práticas rurais sustentáveis, as ações nas escolas visam uma grande jornada de aprendizagem que inclui vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências específicas para cada faixa etária.

Além das jornadas, as escolas selecionadas participam do jogo Coopera Cerrado, que integra e potencializa as atividades práticas, com foco na cooperação. O jogo incentiva a interação entre as escolas, e envolve toda a comunidade escolar. Ainda, as escolas concorrem a prêmios em dinheiro que podem chegar a R$18 mil reais, destinados a projetos ou atividades socioambientais, eventos culturais comunitários ou em melhorias de infraestrutura.

Vem que ainda dá tempo!

Como faço a inscrição da escola?

A inscrição deve ser feita por um representante da escola, via formulário online. Clique aqui para fazer a inscrição.

Inscrevi minha escola, e agora?

O processo de seleção considera alguns requisitos previstos no edital. Não se esqueça de enviar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. Você tem até o dia 27/03 para isso. 

Para efeito de comprovação, a escola deverá apresentar a declaração oficial indicando o nome da escola, município onde está sediada, etapa(s) de ensino abrangida(s), localização em área rural ou urbana, além dos dados pessoais do(a) responsável pela escola que fez a inscrição no portal do PRS – Cerrado. Para efeito de comprovação do desenvolvimento de projetos pedagógicos com a temática da sustentabilidade e/ou projetos com o envolvimento da comunidade, serão aceitas declarações de parceiros, prefeituras e secretarias de educação.

O resultado final será divulgado no site do PRS – Cerrado em 31/03, e as escolas selecionadas serão comunicadas por e-mail.

Documentos importantes

Edital de Popularização para as Escolas – Chamada de Seleção das Escolas para as Ações de Popularização