As frentes de trabalho do PRS – Cerrado realizaram, na última quinta-feira, dia 4 de março, um encontro virtual com instituições públicas e privadas do Mato Grosso do Sul. A videoconferência, que reuniu 25 participantes, foi organizada para apresentar os editais abertos pelo PRS-Cerrado e tirar dúvidas sobre as chamadas. Inicialmente o encontro virtual apresentou de forma geral o projeto e em seguida o Edital do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, voltado para instituições de ensino e pesquisa interessadas nas temáticas do projeto e em tecnologias de baixa emissão de carbono.

A reunião continuou com as apresentações das Chamadas: Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) e de Pré-qualificação de Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Ambas foram breves e objetivas, e destacaram os critérios de elegibilidade, as tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono apoiadas pelo projeto, o processo de seleção, documentações exigidas, benefícios oferecidos para os produtores, pesquisadores e instituições beneficiárias, assim como os cronogramas dos editais. Ao final foi aberto um momento para perguntas e tiragem de dúvidas.

Participaram do evento representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Unidade Universitária de Cassilândia; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA; Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER e Centro de Pesquisa e Capacitação da AGRAER; Organização das Cooperativas Brasileiras/MS; Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO; e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.