“Quero ser agricultor com responsabilidade. Ser mais um a preservar o meio ambiente, para que nossos futuros netos e bisnetos venham a ter convívio na área rural.” Esse depoimento do seu Valdionor de Souza, produtor rural de Mato Grosso do Sul, foi um dos muitos de destaque dos participantes das reuniões de Orientação e Integração de Unidades Demonstrativas (UDs), do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Primeiro evento oficial com os(as) selecionados(as) do edital de UD, os encontros virtuais ocorreram por microrregião entre 10 e 21 de maio – foram 13 ao todo -, com o objetivo de criar uma rede de conexão entre os(as) selecionados(as), por meio do diálogo e troca de experiências. “Cheguei até o projeto por meio de uma reunião no meu assentamento. Estou muito feliz pela propriedade ter sido selecionada, ansiosa para começar e abrir a propriedade para as pessoas conhecerem”, disse Rita de Cássia, produtora no município de Sorriso, em Mato Grosso.

O perfil dos(as) selecionados(as) neste edital é variado, assim como as tecnologias já implantadas nas propriedades. “Faz 20 anos que fazemos integração. Já apanhamos, sofremos bastante, mas estamos felizes com o desafio”, disse seu Tomé, de Mato Grosso do Sul. Já para Maria Vitória, produtora do município de Rio Verde, em Goiás, o desejo é tornar sua produção independente de insumos externos. “Começamos com agrofloresta. Nosso objetivo é buscar a independência do agricultor na produção de insumos externos. Usamos processos ao invés de insumos. Fico feliz de ver outros produtores caminhando nesse sentido.”

Além dos representantes das propriedades rurais selecionadas no edital, também participaram do evento os(as) coordenadores(as) estaduais e monitores(as) locais de campo, que acompanharão de perto as ações do projeto, e a coordenadora de campo do PRS – Cerrado, Marília Ramos. Após um primeiro momento de apresentação dos(as) produtores(as), os(as) representantes do projeto apresentaram o cenário detalhado de cada microrregião, os benefícios previstos na participação do edital, e plano de ação para as UDs, com os próximos passos previstos. Tendo as reuniões de orientação e integração como marco inicial das atividades, as etapas seguintes incluem a entrega do certificado de UD do projeto, entrega de kits promocionais, divulgação das UDs, ações de capacitação, assistência técnica e extensão rural (ATER), Dias de Campo, entre outras.

Reunião com produtores(as) de Goiás
Reunião com produtores(as) de Goiás

Perguntas e respostas

Ao fim de cada apresentação, a frente de campo do PRS – Cerrado abria espaço para dúvidas dos(as) produtores(as) participantes. Um dos questionamentos mais frequentes foi em relação ao apoio financeiro para estruturação da propriedade – benefício que terá regulamento específico. “Eu precisaria fazer um banheiro, como se fosse uma varanda com banheiro. Seria possível fazer?”, perguntou uma produtora de Minas Gerais.

“Esse recurso é para estruturar a propriedade para os Dias de Campo. Isso será previsto no regulamento. A ideia é que reformas e algumas obras pequenas sejam custeadas com esse recurso”, respondeu Marília Ramos. O edital prevê apoio financeiro de até R$ 15 mil para as UDs padrão e de até R$ 30 mil para as propriedades classificadas como especiais.

Reunião com produtores(as) de Minas Gerais
Reunião com produtores(as) de Minas Gerais

As UDs

Para o PRS – Cerrado, Unidades Demonstrativas são as propriedades rurais que já têm implementadas uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas no âmbito do projeto – sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Essas propriedades servirão de modelo para as Unidades Multiplicadoras (UMs), territórios onde ainda serão implantadas uma ou mais tecnologias.