Voltada para capacitação e qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos temas gerenciais apoiados pelo PRS – Cerrado, a Chamada de Pré-qualificação de Instituições de ATER teve 128 pré-qualificações, sendo que 26 dessas apresentaram pendências documentais ou não atingiram critérios mínimos de elegibilidade do edital. Quanto aos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs), foram mais de 600 técnicos(as) com cadastro aprovado, sendo 69% do gênero masculino e 31% do feminino. 

Na divisão desses números por estado de atuação do projeto – GO, MG, MT e MS -, Minas Gerais foi o local com a maior quantidade de instituições pré-qualificadas, 50, seguido por Goiás, que teve 46 instituições. Mato Grosso teve 45 instituições pré-qualificadas e Mato Grosso do Sul, 32. Importante destacar que uma mesma instituição poderia indicar sua atuação em mais de um estado.

Capacitação

A partir de agora, tem início uma nova fase para as instituições pré-qualificadas. O projeto vai oferecer capacitação técnica por meio do Ensino à Distância (EaD) e atividades presenciais sobre pecuária 4.0, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidas como sinônimos de Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), crédito rural, certificação, finanças verdes, dentre outros temas.

Para a contratação das instituições de ATER que irão prestar os serviços nas Unidades Demonstrativas (UDs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) participantes do projeto, serão iniciados novos processos seletivos. Se a sua instituição está pré-qualificada sem pendência, fique atento(a). Logo mais teremos notícias sobre os futuros editais.

As instituições pré-qualificadas com pendências não poderão concorrer nos próximos editais de prestação de serviços de ATER, mas vão poder participar das capacitações oferecidas pelo PRS – Cerrado.

 

Confira aqui o resultado integrado da 1ª e 2ª Chamada de Pré-qualificação de instituições de ATER