Na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o PRS -Cerrado recebeu o Secretário-Adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Pedro Alves Corrêa Neto, durante a palestra sobre “A importância do cooperativismo e associativismo no meio rural”. O evento, que marcou o início da Trilha de Fortalecimento de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Formação de Lideranças, foi online, e está disponível para visualização clicando aqui.

Durante o evento, o Secretário apresentou o  histórico do cooperativismo e associativismo no meio rural brasileiro, além de apontar como o Projeto colabora para o fortalecimento das OSPs.  “O estímulo às práticas cooperativistas e associativistas devem estar no nosso desejo em obter prosperidade [dentro do meio rural]. O Projeto Rural Sustentável vem para colaborar fortemente com essa questão”, complementa Pedro. Ele também lembra que o cooperativismo é um “mecanismo importantíssimo” para que os produtores e produtoras possam atingir um nível de representatividade que individualmente não teriam acesso. 

Na sequência da palestra, foram apresentadas as atividades previstas na Trilha de Fortalecimento de OSPs e Formação de Lideranças com a Gerente de Cursos Presenciais de Capacitação, Marília Nepomuceno. Durante o momento, ela explicou como serão os formatos das ações previstas na trilha e o intuito das Oficinas de Formação de Lideranças que iniciam essa jornada. “Nas Oficinas iremos trazer as lideranças já consolidadas no campo, e estas mesmas lideranças indicarão outras lideranças em potencial de seus territórios, para que possamos fazer uma vivência presencial que trabalhe em dimensões tanto do indivíduo, quanto da organização”, diz Marília. O foco principal é fortalecer as 40 OSPs parceiras do Projeto, por meio de ações de capacitação que qualifiquem as lideranças consolidadas e outras lideranças emergentes, promovendo melhores condições de gestão das organizações socioprodutivas.

Sobre as Oficinas 

As atividades estão estruturadas em metodologias participativas que incentivam a reflexão e a troca de experiências, com conteúdos relevantes sobre gestão organizacional e formação de líderes. Além disso, serão abordadas questões de gênero, juventude e sucessão rural no âmbito das famílias. A Trilha está prevista para acontecer ao longo do  ano de 2024, com ações que valorizam práticas coletivas e buscam contribuir com o desenvolvimento rural sustentável do Cerrado.

OSPs no PRS – Cerrado

O evento faz parte da proposta do Projeto de fortalecer Organizações Socioprodutivas (OSPs). Ao todo, o PRS – Cerrado trabalha com  40 OSPs espalhadas por Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, reunindo mais de 3 mil produtores e produtoras rurais. A coordenadora de campo do PRS – Cerrado, Marília Ramos, lembra de alguns dos benefícios que o trabalho traz para as OSPs. “Temos bastante gente envolvida em diversas ações que vão desde a assistência técnica individualizada, Dias de Campo, até desenvolver planos de negócios, com Instituições especializadas, para as OSPs. Além do recurso dos benefícios coletivos para fortalecê-las”, explica Marília durante o evento.