Mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono. Esses são os principais objetivos do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, em implementação até 2023. Com atuação em quatro estados brasileiros – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais -, o PRS – Cerrado tem como diretrizes melhorar o acesso à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, além de fortalecer organizações de produtores(as) rurais. 

O projeto, de caráter inovador, é resultado de parcerias que reúnem o doador dos recursos (Governo do Reino Unido), o Agente Financeiro (Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID), o beneficiário institucional (o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA), a instituição executora (o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS) e a Rede ILPF, por meio da Embrapa, com a Coordenação Científica. 

Com vista ao cumprimento desse objetivo, foram quatro processos seletivos lançados em diferentes frentes: edital de Unidades Demonstrativas (UDs); de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); de Pré-qualificação de Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATERs); e de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs). Com atuações diversificadas, os editais visam o apoio às tecnologias agrícolas abrangidas pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado: sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sinônimo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

Metas

Dos quatro processos seletivos, três já estão com as inscrições encerradas. O edital de UDs selecionou 170 propriedades rurais que já têm implementadas algumas das tecnologias apoiadas pelo projeto. O processo seletivo de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) teve 79 propostas cadastradas no portal, resultado que ficou acima das expectativas dos técnicos(as) do projeto. Destas, serão selecionadas pelo menos duas propostas de cada estado de atuação do PRS – Cerrado, com até R$250 mil por proposta aprovada. 

A chamada de Pré-qualificação de Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) recebeu mais de 70 cadastros. Além de pré-qualificar as instituições de ATER aptas a atuar no âmbito do PRS-Cerrado, essa chamada também irá capacitá-las para que possam oferecer assistência técnica nas temáticas do projeto futuramente. 

Edital reaberto

Considerando os impactos da pandemia de Covid-19 enfrentados pelos coletivos de produtores(as) rurais nos estados do projeto, o PRS-Cerrado decidiu reabrir o prazo para submissão de propostas até dia 06/05, às 18h, para a Chamada para seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs).  Agora serão mais 45 dias para o cadastramento, já que a Chamada constitui um esforço importante para promover e fortalecer o associativismo no meio rural, enfrentando os desafios que isso supõe. Neste edital, o PRS – Cerrado pretende selecionar até 26 OSPs e 3.000 UMs nos locais de atuação.