Lançado em 05/01, pelo PRS-Cerrado, o Edital do “Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento” está no período de submissão de propostas. Agora, os(as) proponentes devem ter em mente que os critérios para classificação são diferenciados dos editais tradicionais. Para essa chamada, as ideias de pesquisa são avaliadas tanto em mérito técnico-científico quanto em potencial estratégico da proposta. Além disso, o modelo segue os editais internacionais, focado no financiamento de tecnologias de baixa emissão de carbono, assunto de relevância internacional.

O Pitch Deck, juntamente com uma proposta simplificada, compõem a primeira fase avaliativa do projeto de pesquisa, passando por etapas de elegibilidade e avaliação técnico-científica. Aqui é importante destacar que todas as propostas elegíveis serão classificadas pelo Comitê Técnico-Científico, que irá pontuar as propostas quanto ao mérito e à relevância e selecionadas para a fase II pelo Comitê Estratégico.

Confira os critérios avaliativos:

  • Consórcios entre instituições de pesquisa, organizações de produtores(as), ONG e outras instituições apoiadoras;
  • Abrangência temática do projeto de pesquisa e sua relação com o(s) tema(s) do edital;
  • Criatividade, independência e organização do(a) Coordenador(a) Proponente;
  • Qualidade, originalidade e impacto da proposta; 
  • Estrutura e apresentação da proposta;
  • Engajamento na formação de recursos humanos em nível de graduação, pós-graduação, pós-doutorado e formação tecnológica; e 
  • Integração com grupos de pesquisa oriundos de universidades e outras Instituições de Ciência e Tecnologia.

Comitê Técnico-Científico

Este comitê é formado por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do IABS, da Associação Rede ILPF, um (a) pesquisador(a) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e até três pesquisadores(as)/professores(as) com expertise reconhecida nas linhas temáticas desta chamada.

Comitê Estratégico

Após selecionadas na primeira fase, as propostas de pesquisa com maior pontuação seguem para a Fase II, onde serão avaliadas pela Equipe Técnica do PRS-Cerrado. Aqui, além da pontuação obtida, a conexão estratégica como a diversidade de linhas temáticas, as instituições envolvidas, a distribuição geográfica, assim como os objetivos e limites orçamentários desta chamada, serão os critérios examinados pelo comitê estratégico. 

Fazem parte do Comitê Estratégico pelo menos um(a) representante de cada uma das Instituições que compõem o Comitê Consultivo do PRS – Cerrado, composto por: Department for Environment, Food & Rural Affairs (DEFRA – Governo do Reino Unido), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IABS e Associação Rede ILPF.

Consulte o Edital do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento