Os Dias de Campo: Oficinas de Crédito Rural promovidos pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado continuam em andamento, reunindo pequenos(as) e médios(as) produtores(as) de quatro estados do bioma para fortalecer o acesso ao crédito rural e impulsionar práticas agrícolas mais sustentáveis.

Iniciadas no dia 21 de maio, as oficinas seguem acontecendo até o mês de agosto, com encontros programados para 39 Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras do Projeto nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os eventos contam com a presença de profissionais das frentes executivas do PRS – Cerrado, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e representantes de instituições financeiras, proporcionando um espaço direto de troca entre produtores(as) e agentes do setor.

Conhecimento que transforma

O objetivo central das oficinas é ampliar o conhecimento sobre as vias de acesso ao crédito rural, desde o entendimento básico sobre tipos de crédito e sua finalidade, até aspectos mais práticos como documentação necessária, regularização de propriedades e etapas do processo de solicitação. Tudo isso aliado à promoção de práticas produtivas de baixa emissão de carbono, que fazem parte da proposta do PRS – Cerrado.

Foi muito proveitoso, tivemos várias informações interessantes em torno do crédito rural”, comenta Tamira Ribeiro, produtora associada da Coopercampra, em Uberlândia (MG). “Gostaria de agradecer ao Projeto por colocar embasamento, informação, e nos aproximar das instituições financeiras. Hoje, o pequeno produtor é quem mais precisa desse crédito. Ele é muito benéfico para alavancar a produção nas pequenas propriedades — que são, na maioria das vezes, as responsáveis por colocar alimento na mesa do brasileiro.

Com uma linguagem acessível e foco na realidade dos agricultores e agricultoras do Cerrado, os Dias de Campo têm ajudado a desmistificar o crédito rural, um tema que ainda gera insegurança para muitos que produzem no campo. As oficinas vêm sendo também um momento para incentivar a regularização das propriedades, etapa essencial para viabilizar o acesso ao crédito.

O primeiro passo é sonhar”, afirma Viviana Souza, produtora rural de Canarana (MT). “Depois a gente vai em busca da regularização para daí você poder entrar e ver que é possível. Aqui nem todos estão regularizados com sua documentação para adquirir um crédito rural, então hoje vemos a importância de se buscar conhecimento e sair daqui com esperança de se regularizar.

A receptividade dos eventos também tem sido destaque entre as lideranças locais. Para Rosalvo Nunes, Presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Esperança (ASPRAESP), em Anaurilândia (MS), a oficina foi um divisor de águas para os(as) cooperados(as).

Foi uma das maiores gratificações que o assentamento recebeu. O evento abriu a cabeça de muitos produtores sobre o crédito rural. Tudo isso graças ao Projeto Rural Sustentável, que nos colocou frente a frente com as instituições. Esse é um projeto que veio para ficar e organizar a vida de muita gente”, ressalta.

Informação na mesa do(a) produtor(a)

Além das atividades presenciais, o Projeto também disponibiliza materiais informativos gratuitos sobre o tema, como o folder Soluções de Crédito Rural” e as cartilhas “Guia de Acesso ao Crédito Rural” e “Crédito Rural na Prática”. Os materiais apresentam de forma simples e direta as principais informações sobre tipos de crédito, critérios de acesso, documentos exigidos e orientações passo a passo para produtores(as) que desejam buscar financiamento.

Com as oficinas e os conteúdos educativos, o PRS – Cerrado segue reforçando seu compromisso com a inclusão produtiva, a adoção de práticas sustentáveis e a construção de um meio rural mais justo, organizado e resiliente.

Participe você também e compartilhe com alguém interessado(a)! Clique aqui e entre em contato com o monitor(a) de sua região para mais detalhes sobre os Dias de Campo: Oficinas de Crédito Rural!