Os(as) mestrandos(as) da 1ª Edição do Mestrado Profissional do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), continuam defendendo suas dissertações. Em fevereiro, foi a vez da mestranda Gabriela Silveira Dalke Meucci defender sua dissertação, com o tema Políticas Públicas para Promoção de Desenvolvimento Sustentável – Análise do Programa PCI: Produzir, Conservar e Incluir do Governo do Mato Grosso.

O curso, voltado para a temática de sistemas agropecuários de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, é ministrado por dois programas de pós-graduação da UFLA: Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGCTPA) e Desenvolvimento Sustentável e Extensão e Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGDE).

No programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, as pesquisas dos alunos e alunas trazem como temas a produção orgânica, o uso de frutos nativos do Cerrado, a avaliação e percepção de produtores e produtoras sobre as tecnologias de baixa emissão de carbono, análise sobre a assistência técnica, inovação digital no campo, regularização ambiental em propriedades rurais, avaliação de políticas públicas de sustentabilidade, logística reversa de resíduos orgânicos, bem como a análise de metodologias de Dias de Campo e de ações de sensibilização em escolas nas temáticas do projeto.

Já no programa de Ciência e Tecnologia da Produção Animal, as pesquisas de Mestrado trazem como temas a avaliação de recursos hídricos na produção animal e de estoque de carbono no solo em sistemas agroflorestais, avaliação de estratégias para controle de plantas daninhas, estudo de avicultura e produção de bovinos na agricultura familiar, assim como alguns estudos sobre pastagens, como avaliação de gramíneas mais apropriadas e de pastagens em sistemas com tecnologia de baixa emissão de carbono.

Sobre a 1ª Edição

A 1ª Edição do Mestrado Profissional teve início em março de 2022, reunindo profissionais, técnicos(as), produtores(as) e gestores(as) públicos(as) que atuam no meio rural ou em áreas afins. O curso foi realizado de forma híbrida, com aulas remotas e presenciais nos quatro estados de atuação do PRS – Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os mestrandos e mestrandas desta edição começaram a defender suas dissertações em dezembro de 2023.

Atualmente, o Mestrado Profissional também está realizando a sua 2ª Edição, que teve início em março de 2023 com 26 estudantes, e em Março de 2024 iniciam as aulas e atividades da turma da 3ª Edição, contando com 24 participantes, aprovados(as) no processo seletivo que ocorreu entre Janeiro e Fevereiro de 2024.