Na última sexta-feira (18), o PRS – Cerrado realizou, no Instituto Federal de Morrinhos (GO), uma das Unidades Demonstrativas (UDs) do projeto, um Dia de Campo sobre os resultados práticos dos benefícios da Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) como tecnologia sustentável no campo. Participaram mais de 170 pessoas, entre produtores(as) rurais, OSPs locais, pesquisadores do Instituto Federal (IF) e da Embrapa, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da SEAPA/GO, assim como estudantes do IF.

Na ocasião, foram apresentados ao público, os dados e resultados da pesquisa “Quais impactos do sistema ILPF no solo e no fluxo de gases de efeito estufa, frente a outros usos e ocupações do solo em três regiões de Goiás?”, do Professor Emerson Trogello. Sobre o trabalho em conjunto do PRS – Cerrado com o Instituto, ele destaca o ensino e a pesquisa como meios de levar a informação. “O projeto consegue atingir todas as camadas envolvidas dentro do setor agropecuário, então é por meio dessas áreas e incentivo ao ensino e pesquisa que conseguimos fazer com que a informação chegue até o(a) produtor(a) rural”, comenta o professor.

Após a apresentação, houveram atividades separadas em quatro estações, onde foram colocados em prática pontos de análise em relação ao tema, tais como a biologia e física do solo, e clones de eucalipto em sistema ILPF.

Para os(as) trabalhadores(as) rurais, o momento também foi de grande importância e enriquecimento. “O Brasil é muito rico, tem água e terra fértil, e é esse o rumo que temos que buscar para continuarmos produzindo bem sem depredar a nossa natureza. Junto ao PRS – Cerrado, é possível buscarmos esse caminho, principalmente pensando no nosso futuro e no dos nossos filhos”, destaca Divino Goulart da Silva, produtor rural de uma Unidade Multiplicadora (UM) e presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares – Cooperfat, uma das Organizações Socioprodutivas (OSPs) do projeto.

Ações que sensibilizam

Além do incentivo à pesquisa, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado realiza um conjunto de atividades em seus quatro estados de atuação – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais –, sempre voltadas para a promoção da adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. Estas atividades incluem os Dias de Campo, Cursos Presenciais, Mestrado Profissional, entre outras, proporcionando troca de experiências e conhecimentos, assim como a sensibilização e capacitação de produtores(as) em prol da adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.