Neste último domingo (11), celebramos o dia do Cerrado. Localizado no Planalto Central do país, o bioma está presente em 11 estados, abrangendo quase um quarto da área brasileira, tendo uma extensão territorial de 2 milhões de quilômetros quadrados. E para vocês terem uma ideia, a área equivale ao tamanho dos países Portugal, Espanha, França e Itália juntos! 

O bioma também é considerado o berço das águas no Brasil, sendo estratégico para a manutenção dos recursos hídricos na América do Sul devido às cabeceiras dos rios que alimentam as principais bacias hidrográficas do subcontinente. Em relação à geração de energia, o Cerrado responde por aproximadamente 19% da produção hidrelétrica brasileira. 

O título de savana mais biodiversa do planeta também não é à toa… das dez mil espécies de plantas catalogadas no Cerrado, cerca de quatro mil são endêmicas, ou seja, existem apenas no bioma. Podemos ver a mesma biodiversidade na fauna, das quase 1.200 espécies de animais catalogadas, 117 só existem no Cerrado. 

E o PRS – Cerrado tem o compromisso de contribuir na conservação deste bioma tão importante! Buscando evitar o desmatamento ilegal, por meio do aumento da produtividade no uso da terra e diminuição da pobreza no campo, o projeto promove práticas produtivas sustentáveis e usa tecnologias de baixa emissão de carbono que contribuem para a mitigação das emissões de efeito estufa, ao mesmo tempo que aumentam a renda de produtores e produtoras rurais. 

E existe alguém melhor para falar destas tecnologias do que os próprios produtores e produtoras que se beneficiam desta agropecuária mais sustentável? José Geraldo Pereira, de Orizona (GO), é um desses produtores:

“É por meio do manejo sustentável de rotação de cultura de sistema de agropecuária em sistema de agrofloresta, que mostra muito para gente como produzir no solo, como deixar uma qualidade para o solo e deixar uma qualidade de vida. Esse é um projeto que a gente acredita que vai ajudar muito na recuperação do nosso solo e na sua qualidade. Então a gente tem que trabalhar muito visando o meio ambiente, que é ele que vai dar uma qualidade de vida e de produção para todos nós”, compartilha Seu José. 

Para celebrar esta data, teremos novidades ao longo desta semana! Continuem nos acompanhando.