Está disponível, a partir desta sexta-feira, 11/06, a lista com os aprovados na Chamada de Pré-qualificação de Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Há algumas com o status “pré-qualificada com registro”, o que significa que estão com pendências que devem ser resolvidas para a efetiva pré-qualificação. Elas serão contatadas e terão apenas uma oportunidade para a realização dos ajustes, que devem ser feitos até 13 de julho. 

Passada essa fase, o projeto oferecerá capacitação técnica a essas instituições, por meio do Ensino à Distância (EaD) e atividades presenciais, sobre as temáticas abrangidas pelo PRS – Cerrado – sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). O projeto dará prioridade para as instituições pré-qualificadas, mas cabe destacar que essa capacitação é de participação livre, ou seja, mesmo as ATERs que não forem pré-qualificadas poderão participar. Esta Chamada tem por objetivo, além de qualificar, capacitar as instituições de ATER. 

Após os processos formativos, será iniciado um novo processo seletivo, desta vez para a contratação definitiva das instituições de ATER que irão prestar os serviços nas propriedades rurais participantes do PRS – Cerrado: as Unidades Demonstrativas (UDs) e Unidades Multiplicadoras (UMs). É importante destacar que a instituição que não tiver sido pré-qualificada no primeiro momento não poderá participar desta nova etapa.

Atuação

A atuação das instituições de ATER será em conjunto com produtores(as) rurais. Os(as) técnicos(as) vão fazer um diagnóstico do imóvel rural, identificar o que precisa ser melhorado, elaborar e colocar em prática um Plano de Assistência Técnica. O atendimento a essas propriedades rurais varia de 12 a 18 meses, e o serviço prestado terá acompanhamento presencial individual e coletivo, além de acompanhamento remoto.