A Chamada para Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs), do PRS – Cerrado, está com inscrições abertas desde o dia 25 de janeiro. Com vista à implantação de tecnologias produtivas sustentáveis, este edital busca a transição para uma agricultura de baixa emissão de carbono e a construção de um legado de sustentabilidade nas propriedades rurais participantes – serão até 3.000 imóveis selecionados. 

Se você é produtor ou produtora rural em um dos quatro estados de atuação do PRS – Cerrado – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais–, e quer fazer parte do projeto, é preciso ser associado(a) a alguma organização de produtores(as) rurais. O processo seletivo não prevê período mínimo de associação, mas é necessário estar com as obrigações tributárias quitadas e comprovar a posse legal do imóvel como proprietário(a), arrendatário(a), parceiro(a), comodatário(a), concessionário(a) do Plano Nacional da Reforma Agrária, ou permissionário(a) de áreas públicas. 

O PRS – Cerrado entende como organizações aptas para o projeto Associações, Cooperativas, Centrais de Associações/Cooperativas, Sindicatos e demais instituições estabelecidas há pelo menos um ano com atividades que visem a extensão produtiva do meio rural. A partir da estruturação e fortalecimento dessas organizações que o Projeto Rural Sustentável – Cerrado vai implantar, nas propriedades rurais, as tecnologias previstas no edital. 

Atenção: para participar, produtores(as) devem prever uma área de produção para introdução das práticas agrícolas sustentáveis: a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a ILPF, entendida como sinônimo de Sistemas Agroflorestais (SAF), e/ou a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). A inscrição deve ser feita pelos coletivos de trabalhadores(as) até o dia 01 de março. 


Veja mais sobre o edital