O Edital de pré-qualificação de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) também vai beneficiar os(as) agentes de Assistência Técnica, denominados(as) dentro do projeto de ATECs, que são vinculados às instituições participantes da Chamada. Além de serem priorizados(as) nas ações de capacitação sobre tecnologias de baixa emissão de carbono, esses(as) profissionais poderão atuar nas temáticas do projeto voltadas ao bioma Cerrado, nos estados de atuação do PRS – Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Será por meio das instituições de ATER pré-qualificadas que os(as) agentes de assistência técnica poderão se envolver no PRS – Cerrado. A pré-qualificação também permitirá que as instituições de ATER e seus(uas) respectivos(as) ATECs prestem serviços durante o projeto. Será indispensável que esses profissionais participem de ações formativas e de capacitação direcionadas por meio de cursos presenciais e/ou de ensino a distância (EaD), com temáticas em produção sustentável, mudanças climáticas, nos sistemas ILPF e/ou RPD, gestão da propriedade, entre outras. Essas atividades, previstas para iniciar em março de 2021, serão realizadas tanto no formato de educação a distância (EaD) quanto no formato presencial.

 Capacitação Especializada

 Os cursos destacam a capacitação especializada nos temas do projeto e visam a implementação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendido como sinônimo de Sistemas Agroflorestais, e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Serão oferecidas capacitações nas áreas de sustentabilidade produtiva e gestão ambiental da propriedade; certificação de propriedades ou de produtos; automação, informatização e agropecuária de precisão; planejamento de safra, entre outras.

 Para ver todas as linhas temáticas das ações de capacitação do PRS-Cerrado, consulte o Edital aqui!