O Edital do “Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento” (P&D), do PRS – Cerrado, abrirá o período de submissão de propostas de pesquisa e desenvolvimento na próxima segunda-feira, dia 18/01. As instituições executoras e coordenadores(as) proponentes que desejam se inscrever precisam apresentar propostas alinhadas a um dos três temas elencados pela Chamada: Sustentabilidade na produção agropecuária; Agricultura de baixa emissão de carbono; e Inovações Tecnológicas e de Mercado.

Dentro dessas linhas temáticas, há um rol abrangente de subtemas. Técnicas em sistemas  ILPF, agricultura familiar, agroecologia, uso racional de fertilizantes agrícolas, economia circular e cadeias produtivas sustentáveis são alguns assuntos que podem ser explorados pelas instituições executoras — o Edital contempla mais de 30 subtemas. Todavia, é indispensável que o foco da pesquisa seja gerar um impacto positivo no campo e fortalecer as demandas locais, sem deixar de lado a inovação, originalidade  e a criatividade.

Ressalta-se que as propostas de pesquisa devem, necessariamente, abranger áreas do bioma Cerrado presentes nos estados de atuação do PRS -Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O benefício financeiro  total destinado aos projetos será de R$ 2 milhões, distribuído entre os quatro estados. O valor máximo financiado, por pesquisa, será de R$250 mil.