Aberto no início de janeiro, o período de submissão de propostas para fase I do edital do “Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa de Desenvolvimento” terminou no dia 15 de março. Agora, técnicos(as) do IABS e do PRS – Cerrado irão analisar a elegibilidade dos projetos de pesquisa antes de dar início à segunda etapa avaliativa do processo seletivo. “Criatividade, originalidade, qualidade, diversificação e consórcios entre instituições. Buscamos pesquisas inovadoras para agricultura de baixo emissão carbono, que proporcionem impactos positivos no campo para a sociedade em geral. Essa é uma maneira de viabilizar ideias inovadoras e tecer uma rede de parcerias. São esses os pontos diferenciais que trouxemos para esse edital”, explica Natassia Armacolo, gerente de editais do Projeto Rural Sustentável – Cerrado.

Voltada para a seleção de projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) focados na agricultura de baixa emissão de carbono e inovações tecnológicas e de mercado em áreas do Cerrado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, na fase I, após avaliação dos critérios de elegibilidade, a proposta de pesquisa deve passar também por mais dois comitês avaliatórios antes de divulgar as selecionadas: o Comitê Técnico-Científico e o Comitê Estratégico

Comitê Técnico-Científico

O Comitê Técnico-Científico fará a análise de julgamento do Pitch Deck, juntamente com uma proposta simplificada. Formado por representantes do IABS, da Associação Rede ILPF, da Embrapa e três professores(as) com experiência nas linhas temáticas desta chamada, esse comitê avaliará critérios como consórcios entre instituições; abrangência temática do projeto de pesquisa e sua relação com o(s) tema(s) do edital; criatividade; qualidade, originalidade e impacto da proposta; estrutura e apresentação da proposta; dentre outros.  

Comitê Estratégico

Passadas as duas primeiras fases, é hora da avaliação do Comitê Estratégico: ele selecionará os projetos de pesquisa que irão para a fase II do edital. Os critérios avaliados pelo comitê passarão pela conexão estratégica com a diversidade de linhas temáticas, instituições envolvidas, distribuição geográfica, assim como os objetivos e limites orçamentários do processo seletivo.  

Compõem o Comitê Estratégico pelo menos um(a) representante de cada uma das Instituições que formam o Comitê Consultivo do PRS – Cerrado: Governo do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IABS e Associação Rede ILPF.

A avaliação das propostas pelo Comitê Técnico-Científico já começou hoje (16), para que em abril seja divulgado o resultado dos projetos de pesquisa selecionados na Fase I. Acompanhe a previsão do cronograma e da linha do tempo do edital aqui.