A equipe técnica e o Comitê Consultivo do PRS – Cerrado decidiram, em reunião no dia 19 de março, pela prorrogação do período de submissão de propostas da Chamada para Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) por 45 dias. O encerramento das inscrições será no dia 06 de maio, às 18 horas. Em razão da pandemia, muitos coletivos de produtores(as) rurais enfrentam dificuldades em mobilizar interessados(as) e em reunir a documentação necessária para a inscrição no processo seletivo. A Chamada constitui um esforço importante para promover e fortalecer o associativismo no meio rural, enfrentando os desafios que isso supõe. 

Com a nova data, as próximas fases da chamada também devem passar por mudanças. Confira o edital retificado aqui e acompanhe as atualizações nos canais de comunicação do projeto – Instagram, Whatsapp, Facebook.

O que virá pela frente?

Passada a fase de submissão e seleção de propostas, a equipe do PRS – Cerrado irá elaborar um diagnóstico detalhado do atual cenário das organizações de produtores(as) rurais em diferentes áreas – econômica, tecnológica, produtiva, comercial e ambiental. A partir desse diagnóstico, o projeto oferecerá às OSPs um Plano de Negócios (PN), que levará em consideração diversos aspectos como produção, gerência e adequação e qualificação de produtos e sua inserção no mercado. 

Nas propriedades rurais, para a implementação das tecnologias sustentáveis apoiadas pelo projeto, produtores(as) contarão com assistência técnica especializada por 18 meses – oferecidas pelas Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) -, em atendimento presencial e remoto. O PRS – Cerrado também oferecerá ações de apoio e incentivo em diferentes frentes, como capacitação nas temáticas do projeto, crédito rural, certificação, além dos Dias de Campo – visitas às propriedades rurais que já possuem as tecnologias de baixa emissão de carbono implantadas, as chamadas Unidades Demonstrativas (UDs).