Pequenos(as) e médios(as) produtores e produtoras rurais de GO, MG, MT e MS têm até o dia 11 de dezembro para participarem do primeiro edital aberto dentro do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. A Chamada de Cadastramento e Seleção de Unidades Demonstrativas está disponível desde o dia 23/10 e escolherá até 170 propriedades rurais localizadas nos estados de atuação do projeto. Para concorrer no processo, é indispensável que produtores e produtoras rurais tenham implantada em suas propriedades agrícolas alguma das tecnologias apoiadas pelo PRS – Cerrado: sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidas como sinônimo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e/ou Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

Os benefícios oferecidos para as propriedades que se tornarem uma UD contemplam assistência técnica gratuita por 12 meses; ampla divulgação em redes sociais, comitês e eventos; apoio financeiro para a estruturação do espaço em até R$ 30 mil; realização de Dias de Campo; execução de um programa-piloto de certificação(ões) e de um programa-piloto de avaliação e implementação de um mecanismo financeiro diferenciado; ações de pesquisas; além de orientação e capacitação de produtores(as) rurais, técnico(as)s e organizações socioprodutivas com conhecimentos específicos das tecnologias. Portanto, será por meio das UDs o impulsionamento para a implementação de tecnologias sustentáveis e a disseminação de informação entre o público beneficiário do projeto.

Canais de atendimento a produtores(as)

Em caso de dúvidas sobre o edital, sobre a documentação necessária para participar ou dificuldades no momento do cadastramento, há um call center disponível pelo 0800 038 6616, de segunda a sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília). Também é possível tirar dúvidas pelo e-mail chamada.ud@iabs.org ou pelo WhatsApp: 61 9 8413 9285. Foi elaborado, ainda, um tutorial com o passo a passo para o cadastramento e um vídeo com todas as orientações. No último dia 12, foi realizada uma live sobre o tema, disponível no canal IABSTV.

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS – Cerrado é resultado de parcerias que objetivam aumentar a renda e a produtividade de produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado, sem agredir o meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.