Neste mês de setembro, as escolas do campo e urbanas envolvidas com o projeto avançam em mais uma etapa das ações de popularização da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono. Além de ensinar as crianças a cuidarem e fazerem a própria horta, as ações de popularização da produção rural já ensinaram os alunos e alunas sobre compostagem, separação de resíduos e reciclagem. 

Ao todo, são 45 escolas participantes, localizadas por 88 microrregiões nos 4 estados de atuação do projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A gerente de empoderamento social, Denise Agustinho, conta um pouco mais sobre a trilha de aprendizado com os alunos e alunas. “A proposta do jogo tem engajado muito a comunidade escolar. Cada etapa cumprida leva outros jovens a se interessarem pelas ações de popularização, mobilizando cada vez mais pessoas nas diferentes atividades”, complementa Denise. 

Etapas com as escolas 

Neste momento, as escolas estão participando das atividades com educomunidores(as) e facilitadores(as) do projeto. Elas começaram em agosto na primeira etapa, Preparar o solo, que tem a proposta de expandir os saberes a respeito da potencialidade do solo e a possibilidade de todo indivíduo poder contribuir com ações sustentáveis para o planeta. As vivências nesta etapa envolvem diferentes temáticas para alunos do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM). 

Neste mês de setembro, as escolas já finalizaram a segunda etapa, Preparar as sementes, com o foco em mostrar a importância das sementes para a biodiversidade, autonomia, empoderamento do(a) produtor(a) e da comunidade. É um momento de trazer para os(as) estudantes a riqueza da diversidade e a importância de se fazer as melhores escolhas com foco no bem comum. Agora, as escolas estão na etapa do Semear, aprofundando a percepção de interdependência, de que tudo está conectado!

Ações de popularização
As ações de popularização da produção rural sustentável em escolas, denominadas de forma simplificada de Ações de Popularização, têm como finalidade sensibilizar estudantes sobre o tema da agropecuária sustentável e de baixa emissão de carbono. As atividades, que são realizadas em formato híbrido (presencial e virtual), consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária (Ensino Médio e Ensino Fundamental). 

Em linhas gerais, pretende-se nutrir nos(as) estudantes (crianças e jovens) o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.