Entre  os meses de março e abril, foram  realizados os encontros estaduais do Jogo Coopera Cerrado, eventos destinados a premiar as escolas participantes da Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2022. Foram convidadas a participar do encontro as comissões de gestão escolar (CGEs) de cada escola, compostas por dois representantes da gestão e o corpo docente, além de quatro representantes de estudantes (dois meninos e duas meninas).

Todas as escolas, dos quatro estados de atuação do projeto, que participaram da Jornada e realizaram as missões e desafios propostos pelo Jogo Coopera Cerrado foram premiadas na ocasião. Os patamares do prêmio consistiram nos níveis Básico, Top e Super, com o valor do prêmio podendo chegar até R$ 8 mil. Já as melhores escolas premiadas na categoria Super, que realizaram interações com outras instituições, ganharão um valor adicional de R$ 10 mil, classificando-se na categoria Super Sustentável, premiação destinada a apenas uma escola por estado.

Todos os recursos financeiros serão destinados ao financiamento de projetos elaborados pelas escolas para melhorias nas instalações e/ou promoção de atividades comunitárias e socioambientais.

“Esse momento é a culminância do jogo Coopera Cerrado em que as escolas participantes recebem o prêmio Coopera Cerrado, compartilham um pouco de como foi o processo da jornada na escola e, sobretudo, celebram o empenho dos coletivos [os times]”, diz a Gerente de Empoderamento Social do PRS – Cerrado, Denise P. Agustinho.

O mais interessante do Jogo Coopera Cerrado é que ele não é uma competição, mas uma colaboração entre os participantes e as escolas. Ou seja, quanto mais elas cooperaram e compartilharam benefícios entre si e entre a comunidade escolar, mais pontuaram.

Para premiar as escolas que alcançaram a categoria Super Sustentável, será realizado um evento em Brasília no dia 19 de maio. Após a premiação, espera-se que esse trabalho continue sendo realizado e que as novas escolas selecionadas para a segunda edição se sintam motivadas a realizar a jornada completa e a  participar do Jogo Coopera Cerrado.