O PRS – Cerrado está com oportunidades abertas para instituições atuantes com facilitação de eventos socioambientais, que tenham, em suas equipes, graduados(as) e graduandos(as) de ciências biológicas, ambientais, agrárias, geografia, agroecologia, engenharia florestal, engenharia ambiental, pedagogia ou áreas afins, para atuarem nas escolas públicas participantes das Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável no ano de 2023. Poderão ser contratadas até 4 instituições para trabalhar nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As instituições interessadas em participar devem enviar um portfólio institucional, currículo do(a) responsável pelo contrato e currículo dos facilitadores(as) e educomunicadores(as) indicados(as), e uma proposta financeira. Os documentos devem ser enviados até o dia 30/04, apenas por meio do formulário do site.

Sensibilização nas escolas

As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável tem como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, rurais e urbanas, sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.

Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por 6 etapas, crianças e jovens são inspirados a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.