A Chamada para Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) ainda está com inscrições abertas. O encerramento do período de submissão de propostas será no dia 06 de maio, às 18 horas de Brasília. O processo de inscrição pode gerar dúvidas para os coletivos de produtores(as), responsáveis pelo cadastramento no processo seletivo.

Abaixo, listamos algumas das perguntas mais recorrentes dos(as) interessados(as) em participar do PRS – Cerrado relacionadas a benefícios oferecidos e formas de envolvimento. Lembrando que caso queira algum esclarecimento sobre esse edital, basta entrar em contato pelo nosso call center, pelo 0800 038 6616, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h de Brasília, ou pelo nosso Whatsapp, – 61 9 8413-9285, com o mesmo horário de funcionamento. Você ainda pode entrar em contato pelo chamada.osp.prs-cer@iabs.org.br.

FAQ

Não sou vinculado a nenhuma OSP, como posso me vincular a alguma?

Caso seja produtor(a) rural e não tenha vínculo formal com nenhuma Organização Socioprodutiva (OSP), mas tem interesse em participar do projeto, você pode formar parcerias com Organizações por meio da assinatura do Termo de Adesão. Essa assinatura configura, para os objetivos da Chamada, a oficialização de um “vínculo” entre as duas partes, mesmo que seja temporário.

Estou fora dos municípios abrangidos pelo projeto, posso participar?

Proprietários(as) dos imóveis rurais não precisam residir nas áreas de atuação do PRS – Cerrado, mas as propriedades onde serão implementadas as Unidades Multiplicadoras (UMs) devem necessariamente estar localizadas em um dos municípios abrangidos pelo projeto. Veja aqui os locais de atuação do PRS – Cerrado. 

Quais são os benefícios oferecidos?

As OSPs terão acesso a benefícios como ações formativas e de capacitação direcionadas, participação no Prêmio de Boas Práticas, Benefícios Coletivos (BCs), dentre outros. Já os(as) produtores(as) com Unidades Multiplicadoras (UMs) aprovadas poderão ter acesso a benefícios como assistência técnica e gerencial especializada, participação em ações de intercâmbio e em Dias de Campo em Unidades Demonstrativas,  certificado de UM do PRS – Cerrado, acesso aos BCs e outros. 

Vale ressaltar que os Benefícios Coletivos oferecidos às OSPs selecionadas estarão orientados ao atendimento de demandas coletivas das organizações e seus(as) produtores(as) vinculados(as).  Estão previstos O apoio financeiro por OSP oferecido no formato de Benefícios Coletivos poderá ser de até R$450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), a depender do perfil da OSP (definido pelo número de UMs vinculadas e a área total destinada à implantação de tecnologia nessas UMs).

O que são demandas coletivas e quais itens poderão ser beneficiados por meio dos BCs?

As demandas coletivas são bens e serviços de uso comum que tragam benefícios diretos e indiretos para os produtores(as) vinculados(as) à OSP e para a própria organização. Os recursos financeiros dos Benefícios Coletivos são destinados ao custeio de itens como: material de construção civil, infraestrutura, aquisição de máquinas e equipamentos, veículos utilitários, caminhões, equipamento de apoio e de informática, contratação de serviços especializados para fortalecimento da gestão da OSP e até mesmo apoio para processos de certificação, aquisição de insumos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e/ou matéria-primas para as UMs e ações formativas.

Importante: não serão custeadas despesas com compras de terra e de armas de fogo, pagamento de dívidas e de salários de funcionários(as), compra de participação de empresas, compra ou construção de bens coletivos que não se demonstrem financeiramente viáveis e outros bens e serviços considerados não essenciais à execução do projeto.

Para atingir os números de UMs e área do projeto, duas ou mais organizações podem se unir?

Sim, duas ou mais organizações de produtores(as) rurais podem se unir para submeter propostas. Todavia, deve ser bem definida qual será a instituição proponente e qual será a parceira. A instituição proponente será aquela responsável pela submissão da proposta e o canal de comunicação entre o PRS – Cerrado e as organizações será feito somente com a instituição proponente. Vale ressaltar que, para o vínculo entre as instituições, deverá ser encaminhada uma carta de anuência.