Entre os dias 28 de julho até 12 de agosto, realizamos as apresentação das instituições contratadas para desenvolver os Planos de Negócios (PNs) em conjunto com as Organizações Socioprodutivas (OSPs). Ao longo deste período, foram realizados 10 encontros virtuais, tendo a participação de 125 pessoas, dentre representantes das 41 OSPs beneficiadas pelo PRS-Cerrado, representantes das 10 empresas que irão desenvolver os Planos de Negócios,  além das equipes do PRS – Cerrado de Finanças Verdes e Campo.

O objetivo foi apresentar às empresas para suas respectivas OSPs, que estarão atreladas em cada etapa de trabalho. Desta forma, cria-se dinamismo nas ações, familiaridade entre os (as) técnicos(as) das empresas, os (as) representantes das OSPs, e produtores e produtoras, além de facilitar o processo de comunicação. 

A próxima etapa envolve o início das consultorias virtuais para realizar as agendas de diagnóstico em campo, que servirá como subsídio para os PNs.

Sobre o Plano de Negócio

O Plano de Negócios é uma ação estratégica para fortalecimento e estruturação das OSPs. Busca, junto a essas organizações, identificar e propor soluções que envolvam suas principais atividades, negócios e cadeias produtivas em que está inserida e seu papel dentro dela, além de diversas ações em áreas de governança e gestão. É um instrumento importante para ampliar e fortalecer o papel e as competências destas Organizações.

O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As OSPs são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. A nucleação das ações ro PRS – Cerrado é desenvolvida a partir das Organizações Socioprodutivas — referências também para as articulações com os atores do projeto, desde as famílias de produtores(as) até agentes e instituições de assistência técnica. É por meio da estruturação dessas instituições que buscamos fortalecer a implementação das práticas produtivas sustentáveis apoiadas por nós  em pequenas e médias propriedades: Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidos como sinônimos de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).  

Com base no fortalecimento das OSPs e da implantação das tecnologias apoiadas pelo PRS – Cerrado, o projeto busca a transição para uma agricultura de baixa emissão de carbono e a construção de um legado de sustentabilidade na área rural do bioma.