Pesquisa e Desenvolvimento

Esta frente atua com editais para pesquisa e pesquisas direcionadas.

O edital tem a finalidade de apresentar as disposições gerais do processo seletivo dos projetos para pesquisa, os prazos, os critérios dos envios das propostas e os critérios de seleção. Os projetos deverão realizar pesquisas em sistemas sustentáveis de produção nos estados de atuação do projeto – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e no bioma Cerrado. Dessa forma, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado irá apoiar financeiramente os projetos de pesquisa de acordo com os critérios do edital.

As Pesquisas Direcionadas são aquelas realizadas/executadas/desenvolvidas exclusivamente pela Embrapa, com a finalidade de acrescentar conhecimento científico no âmbito do projeto.

Acessar Mapa Interativo

EDITAL DE P&DPESQUISA DIRECIONADA

+12

Milhões de Investimento

+7

Coordenadores Genero Feminino

88

Instituições Parceiras

36

Coordenadores de Pesquisa

539

Pesquisadores Envolvidos

29

Coordenadores Genero Masculino

20

Milhões de Investimento

Editais para Pesquisa

Desenvolvimento de editais para pesquisa, incluindo suas aplicações, serviços e pesquisas inovadoras com a finalidade de promover tecnologias de baixa emissão de carbono, práticas sustentáveis, entre outros temas.

O propósito do edital é selecionar propostas de pesquisa que possam auxiliar na expansão dos sistemas sustentáveis de produção agropecuária em diferentes linhas de pesquisa, que incluem três grandes temas:

O projeto incentivará e financiará iniciativas de pesquisas científicas e tecnológicas em universidades, institutos federais e estaduais e organizações de pesquisa variadas. O apoio terá duração de 24 meses. Estão previstas duas edições de editais para pesquisa e o recurso será dividido igualmente nos 4 estados que compõe a área de intervenção do projeto.

Pesquisas Direcionadas

As pesquisas direcionadas são desenvolvidas em URTPs (Unidade de Referência Tecnológica e de Pesquisa) e UDs (Unidades Demonstrativas). Englobam 12 pesquisas com suas devidas particularidades e são realizadas em diferentes unidades da Embrapa, como descrito na tabela abaixo (Tabela 1). Em síntese, tais pesquisas têm como finalidade entender e melhorar o sistema ILPF; desenvolver estudos de avaliação econômica oriundo da sua implementação; avaliar os choques de oferta e demanda sobre mudanças na intensificação da agricultura; entre outras atividades. Todas as pesquisas visam cooperar com os objetivos de desenvolvimento de práticas agrícolas de baixa emissão de carbono e desmatamento evitado para a redução da pobreza no Brasil

Diagnóstico

O diagnóstico tem como finalidade conhecer a atual situação, as necessidades, as demandas, as informações dos recursos, as características ambientais, o território e as diferentes ações das pesquisas em sistemas de baixa emissão de carbono, com ênfase em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagem Degradada (RPD). A partir disso, propor um prognóstico para as principais ações de pesquisas nas microrregiões ou em escala disponível no âmbito do projeto.

Para o planejamento das prioridades e recomendações das ações de pesquisas, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

● Estruturar, nas microrregiões ou em escala disponível, o levantamento e análise de dados: do censo agropecuário; do calendário agrícola; dos limites climáticos; dos territórios protegidos; das comunidades; dos assentamentos; das unidades de conservação; de biogeofísica; dentre outros dados relevantes.
● Identificar as instituições de ensino e pesquisa, empresas e produtores(as) rurais que desenvolvem atividades em sistemas ILPF e RPD;
● Fortalecer o conhecimento e a divulgação de pesquisas em ILPF e RPD, por meio da elaboração de material visual como mapas, gráficos, infográficos e tabelas sistematizadas.

Avaliação de resultados

As avaliações dos resultados estão relacionadas às ações das pesquisas científicas e tecnológicas, unidades demonstrativas (UDs), unidades multiplicadoras (UMs), apoio e acompanhamento local das diversas ações no âmbito do projeto.

Para tanto, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

● Quantificação, análise, sistematização e divulgação do monitoramento das ações de assistência técnica rural nas propriedades beneficiárias, de pesquisa e desenvolvimento, UDs e UMs;
● Elaboração de documentos técnicos relacionados com as ações no âmbito do projeto;
● Elaboração de cartilhas, infográficos e livro com os principais resultados;
● Análise estatística descritiva para indicar os padrões de resultados;
● Análise, sistematização e acompanhamento de dados geoespaciais;
● Análise e sistematização das informações sobre a evolução das metas e atividades.

Área do(a) pesquisador(a)

Este espaço foi elaborado pela Equipe de Pesquisa , Jurídico, Administrativo e de Tecnologia da Informação do PRSII – Cerrado! Tudo com muito critério e cuidado para utilização exclusiva dos pesquisadores que desenvolvem suas atividades de pesquisa no âmbito do projeto!
O objetivo desse sistema é apoiar a execução das atividades de pesquisa e realizar seu monitoramento e gestão financeira com praticidade e de forma eficaz!
O que vc encontra aqui? Um espaço com acesso restrito aos pesquisadores (por meio de dados pessoais e login) no qual são inseridas as informações técnicas, executivas e financeiras de modo detalhado!

ENTRAR