Jataí, Ipameri e Pires do Rio recebem, como parte das comemorações do Mês das Mulheres, oficinas participativas no formato Dia de Campo. Com o tema Terra, trabalho e família: mulheres para o futuro, serão realizados 3 eventos no estado de Goiás. Essa é uma oportunidade que o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, entendendo os desafios envolvendo as dinâmicas sociais no meio rural brasileiro, coloca em práticas ações voltadas ao Empoderamento Social destinadas às produtoras rurais, jovens, suas famílias, e demais convidadas e convidados.

Cada evento contará com cerca de 60 pessoas, que, por meio da metodologia do Café Mundial, terão a chance de participar de uma grande roda de prosa para gerar reflexão e troca de experiências sobre as mulheres rurais para o futuro. Esse é o momento também de integrar as propriedades-modelo na aplicação de práticas sustentáveis (que o projeto chama de Unidade Demonstrativa); as Organizações Socioprodutivas (OSPs) — que são coletivos de produtores e produtoras e uma forma que o PRS – Cerrado apoia o coletivismo e associativismo —, além das propriedades chamadas de Unidades Multiplicadoras, que já estão recebendo as primeiras visitas de ATER e vão aplicar práticas sustentáveis de baixa emissão de carbono.

Dia 11/03 – Ipameri, na Fazenda Palmeiras
Dia 16/03 – Jataí, no Sítio Santa Bárbara
Dia 18/03 – Pires do Rio, na Fazenda Nossa Senhora da Abadia

As propriedades escolhidas para sediar os DCs são Unidades Demonstrativa (UDs) do PRS – Cerrado, ou seja, uma propriedade-modelo na aplicação de práticas produtivas sustentáveis. Todas elas são comandadas por mulheres de referência local no quesito de tecnologias e boas práticas no campo.

Os Dias de Campo (DCs) são ações promovidas pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado com o objetivo de apoiar, monitorar e executar as atividades e ações do projeto nos estados e municípios de abrangência. Os eventos, realizados mensalmente, buscam articular e fortalecer as redes de parceiros e as diversas ações propostas, ao mesmo tempo em que mobilizam e estreitam as relações com produtores(as) e entre os(as) diversos(as) beneficiários(as) do projeto. Entre o público participante, estão produtores(as) rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que apoiam o projeto localmente.

O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As Organizações Socioprodutivas (OSPs) são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. É a forma que o PRS – Cerrado apoia o coletivismo, o associativismo e a atuação em conjunto por produtoras e produtores rurais. É por meio de ações que apoiam a estruturação dessas instituições que buscamos fortalecer a implementação das práticas produtivas sustentáveis, em especial: Sistemas Integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), além da Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

Sobrevoo sobre o PRS – Cerrado em Goiás

No estado de Goiás, atuamos com 3 microrregiões, 25 municípios e, considerando o total de propriedades envolvidas, em uma área de mais de 38 mil ha. Nossas atividades acontecem por meio de 43 Unidades Demonstrativas (UDs), 596 Unidades Multiplicadores (UMs) e 7 Organizações Socioprodutivas (OSPs).

Ao todo, contamos com 646 produtores e produtoras rurais goianos que participam e se beneficiam de nossas atividades diretas. Além dos Dias de Campo, contamos com a Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) para as UDs, feita por uma das 39 instituições pré-qualificadas em Goiás. Entre as ações está a adequação das UDs, que visa atender o programa piloto de certificação da produção e a adoção de boas práticas de gestão, aumentando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica dessas propriedades.

Em ações voltadas para a sensibilização e educação, temos o Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, com diversas ações com a temática envolvendo as mudanças climáticas e o desenvolvimento rural sustentável: EaD em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho; Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA); Ações de popularização da produção rural sustentável nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.