Encontro virtual ocorrido nesta terça, 21/07, foi para exposição do Projeto ao estado mineiro

Durante a tarde desta terça-feira, 21, foi apresentado ao grupo gestor do Plano ABC de Minas Gerais o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, com o detalhamento de pontos como facilitação de crédito aos produtores, certificação, capacitação e demais dúvidas sobre como o grupo poderia se envolver. Participaram da reunião representantes de diversas instituições, como Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA); Ministério da Agricultura; Superintendência Federal de Agricultura; Serviço Florestal Brasileiro; Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais); e Embrapa Sorgo e Milho.

O projeto teve grande aceitação pelos membros do grupo devido a sua robustez e amplitude. O detalhamento de como será a atuação dos Agentes de Assistência Técnica (ATECs) durante a execução do projeto também foi um importante ponto levantado: esses profissionais vão agir por 24 meses nas áreas de atuação do projeto, oferecendo assistência técnica, acompanhamento e monitoramento da implantação de tecnologias sustentáveis e de baixa emissão de carbono, como o sistema ILPF – uma das tecnologias agrícolas propostas pelo PRS – Cerrado.

A parte de capacitações também foi tema na reunião, em que representantes da Embrapa Sorgo e Milho manifestaram interesse em integrar esta frente aos cursos de Ensino a Distância que a instituição já oferece, todos voltados à tecnologia de integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Continuidade do diálogo em MT

Já o estado do Mato Grosso contou com um segundo encontro virtual na sexta, 17/07, que também tratou do Plano ABC, mas relativo à sua organização. Na ocasião, a equipe do PRS – Cerrado apresentou mais detalhes dos objetivos e ações previstas para a localidade, além do convite, feito pelo governo do Estado, para somar esforços na reativação do grupo gestor do Plano ABC no estado. O evento foi na sexta-feira, 17, e contou com a participação de representantes de diversas entidades, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC).

Além de iniciativas em parceria com o governo local, também foi ponto de conversa a importância da integração e ação conjunta do PRS – Cerrado com outros projetos já existentes no estado – até para viabilizar também ações como Mestrado Profissionalizante, por exemplo. Ficou acertado no encontro a realização de reuniões individuais da equipe do PRS – Cerrado com cada uma das instituições presentes.