Entre os dias 2 e 11 de dezembro, o PRS – Cerrado promoveu os primeiros Dias de Campo (DC) do projeto. Esses eventos, que fazem parte das ações de sensibilização e empoderamento, ocorreram em 12 Unidades Demonstrativas (UDs) nos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Este é o início das atividades presenciais de integração entre os diferentes atores do público-alvo do projeto. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram respeitados. 

Os DCs funcionam como um intercâmbio de experiência entre os(as) participantes. Reúnem teoria e prática, por meio de palestras e observação em campo, de tecnologias já implantadas e bem-sucedidas, que servem como exemplo aos(às)interessados(as) em replicar as práticas produtivas sustentáveis. Produtores(as) rurais, representantes de associações e cooperativas, técnicos, instituições de ATER, palestrantes e apoiadores locais do projeto participaram dos eventos. 

Os temas abordados nas palestras foram relacionados às áreas de atuação do PRS-Cerrado e diretamente ligados a situações enfrentadas pelos produtores(as), como: estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais e recuperação e manejo de pastagens degradadas. “Esses Dias de Campo foram considerados piloto para avaliarmos a nossa metodologia, a estrutura do evento e a adesão do público para melhorarmos ainda mais as próximas edições,” comentou Marília Ramos, Coordenadora de Campo do PRS-Cerrado. Até o fim de 2023, a intenção é promover cerca de 650 eventos como esse.

Dia de Campo em Barra do Garças, Mato Grosso

Participantes por estado

No cenário por localidade, Mato Grosso do Sul teve três Dias de Campo, nos municípios de Anaurilândia, Três Lagoas e Campo Grande. Ao todo, 130 pessoas participaram das ações que tiveram como tema recuperação de pastagens em áreas degradadas e sistemas agroflorestais. O estado tem 1.122 Unidades Multiplicadoras (UMs) e 48 UDs cadastradas.

O produtor rural Marcos Aparecido Cabrini participou do Dia de Campo em Três Lagoas, elogiou o tema e reforçou que ações como essas contribuem para o aprendizado e troca de experiência entre produtores(as). “Às vezes a dificuldade de um é a mesma do outro e em momentos assim a gente compartilha e chega mais rápido a uma solução”, complementou ele.

Em Mato Grosso, estado que reúne 702 UMs e 32 UDs, os municípios de Sorriso, Juscimeira e Barra do Garças receberam os eventos. Foram 117 participantes. “Essa troca de experiências junto aos produtores sempre é lucrativa para todos. Importante trazer o produtor para a conscientização do que tem em mãos e o que está fazendo com o que tem em mãos”, disse Marcos Roberto Baptista Vasconcelos, engenheiro agrônomo da EMPAER-MT e palestrante do Dia de Campo em Juscimeira.

Já em Goiás, foram 115 participantes nos eventos realizados em Ipameri, Quirinópolis e Morrinhos. Em todo o estado, são 45 Unidades Demonstrativas e 582 propriedades rurais selecionadas como Unidades Multiplicadoras. A produtora Sônia Bonato, da Fazenda Palmeiras, sediou o Dia de Campo na região de Ipameri e relembrou a importância das práticas produtivas na propriedade. “Nós não conseguimos saber de tudo, por isso é importante buscar conhecimento e momentos assim favorecem isso,” conclui ela.

Por fim, em Minas Gerais, 95 pessoas participaram dos DCs que ocorreram em Uberlândia, Guarda-Mor e Curvelo. No estado mineiro, são 781 Unidades Multiplicadoras cadastradas e 45 UDs. Vânia Maria Guimarães, da Fazenda Campo Alegre, sediou o DC na região de Guarda-Mor. “Dias de Campos são momentos em que a gente conta toda a nossa história mostrando que isso dá certo. É uma oportunidade para mostrarmos nosso trabalho. Foram 12 anos de persistência, dedicação e trabalho, se nós chegamos até aqui outros também podem chegar”, destacou a produtora.