No dia 03 de fevereiro foi iniciada uma nova rodada das ATERs Coletivas, um momento de intercâmbio de experiências entre as instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e os(as) beneficiários(as) do PRS – Cerrado. A rodada faz parte da trilha de UM do projeto e será composta por 40 Dias de Campo (DCs), previstos para acontecerem ao longo dos meses de fevereiro e março. Cada DC acontecerá em uma Unidade Multiplicadora (UM) diferente, distribuídas pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Os momentos serão destinados à criação de um espaço de troca de conhecimentos e dúvidas sobre questões técnicas relacionadas à implantação de tecnologias, como a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). Além disso, produtores(as) das regiões poderão aperfeiçoar os seus conhecimentos acerca dos temas através da observação de propriedades que já estejam implantando as tecnologias. Sistema agroflorestais, calagem e adubação da pastagem também serão algumas outras temáticas abordadas.

A realização da ATER Coletiva é uma grande oportunidade para os beneficiários(as) do projeto compartilharem experiências de sucesso e dificuldades na implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono, junto com os Agentes de Assistência Técnica (ATECs) que os atendem com assistência técnica individualizada“, destaca o Coordenador de ATER do PRS – Cerrado, Fernando Lima.

Esta é a segunda rodada das ATERs Coletivas na trilha de UM. A primeira ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2022, com o objetivo de levantar demandas das UMs e pensando na implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono. Uma terceira rodada está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano.