No dia 20 de setembro, ocorreu o Kick-off com as instituições de ATERs para Unidades Multiplicadoras (UMs) e representantes do PRS – Cerrado. Durante o momento, realizamos a apresentação institucional do projeto para as instituições de ATER contratadas, além de falar dos primeiros resultados obtidos com as Organizações Socioprodutivas (OSPs) e suas UMs vinculadas e abordamos a trilha metodológica das atividades a serem realizadas.

O fluxo de trabalho com as ATERs terá foco em sustentabilidade da propriedade e implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono nas UMs. As ATERs selecionadas irão realizar ações de assistência técnica e extensão rural com foco em sustentabilidade da propriedade e implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono nas 3.511 Unidades Multiplicadoras (UMs) do PRS – Cerrado.

O Gerente de ATER, Fernando Lima, destaca a importância da reunião para dar início às novas atividades. “Esse kick-off foi fundamental para que todos e todas pudessem se conhecer, entender os desafios que teremos pela frente e para que todas as instituições de ATER conhecessem um pouco mais do trabalho fundamental de assistência técnica que iremos desenvolver nos próximos 24 meses.”

As atividades das ATERs focam na implementação de sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e na recuperação de pastagens degradadas (RPD). O objetivo é contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, aumentando a eficiência do uso da terra, a produtividade e o incremento na geração de renda entre os(as) produtores(as).