Com o objetivo de dar continuidade à trilha metodológica dos Planos de Negócios (PNs) elaboradas em conjunto e para as Organizações Socioprodutivas do PRS – Cerrado, foi realizado, no dia 14 de julho, treinamento com as instituições contratadas para realizar os diagnósticos que subsidiarão a construção participativa dos  PNs. A formação contou com 71 pessoas e teve a participação da equipe de campo e coordenadores do PRS – Cerrado. Durante três horas, foram apresentadas metodologias personalizadas, com a utilização de vídeos institucionais e técnicos para imersão das contratada no Projeto.

O Planos de Negócios é uma ação estratégica para fortalecimento e estruturação das Organizações Socioprodutivas (OSPs). Busca identificar e propor soluções que envolvam as principais atividades dessas Organizações, seus negócios e cadeias produtivas em que estão inseridas, além de diversas ações em áreas de governança e gestão. É um instrumento importante para ampliar e fortalecer o seu papel e suas competências. Atualmente, apoiamos 41 OSPs, que envolvem mais de 3.500 propriedades rurais como Unidades Multiplicadoras no PRS – Cerrado.

Além dos PNs, as contratadas vão desenvolver  Planos de Ação, Planos de Investimento,  Planos de Comunicação e proposta metodológica para a execução de rodadas de negócios. Ao todo, o trabalho tem previsão de execução durante 8 meses.

O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As OSPs são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. São essenciais na interlocução do PRS – Cerrado com o seu público beneficiário direto. A construção técnico-participativa de Planos de Negócios, por sua vez, é parte do processo de estruturação e fortalecimento dessas organizações e tem papel preponderante no cumprimento do objetivo final do Projeto de contribuir para uma agropecuária de baixa emissão de carbono.