Está disponível nesta segunda-feira, 07/02, a Chamada de Seleção das Escolas para as Ações de Popularização da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono entre estudantes de Ensino Fundamental e Médio e participação no Jogo Coopera Cerrado. As inscrições, que começam amanhã, terça, 08/02, ficam abertas até o dia 06/03. Escolas interessadas devem fazer sua submissão via portal do PRS – Cerrado, que estará com acesso disponível aqui. O processo de inscrição das escolas é simples e rápido, bastando preencher um formulário. Todas as escolas da área de atuação do projeto estão convidadas a conhecerem o edital e aplicarem para a oportunidade.

Todas as escolas selecionadas poderão ser premiadas com recursos para a realização de uma atividade comunitária ou melhoria na escola no valor de até R$ 18 mil reais. Para a escola que aderir a essa ação formativa, serão ofertadas práticas pedagógicas no formato de uma Jornada de Aprendizagem, conduzidas por uma dupla de profissionais capacitados (educomunicador(a) e facilitador(a)), voltada para a disseminação de conhecimentos sobre a agropecuária de baixa emissão de carbono. Dentre outros benefícios, estão: produção de um material audiovisual com momentos das ações formativas nas escolas participantes; acesso ao portal Coopera Cerrado, a vídeos tutoriais das atividades práticas e demais materiais do PRS – Cerrado, além do recebimento de materiais informativos, materiais didáticos e a participação em outras atividades do projeto, como Dias de Campo, palestras, cursos, etc.

Quem pode participar?

Todas as escolas do campo e urbana da área de participação podem participar da ação dos 101 municípios contemplados pelo PRS – Cerrado, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A seleção das escolas levará em consideração o equilíbrio entre escolas urbanas e do campo, porte das escolas, a diversidade étnica e sociocultural, bem como a equidade de gênero. Serão apoiadas até 4 escolas por microrregião do projeto.

Preciso cumprir algum pré-requisito?

As escolas candidatas devem cumprir os seguintes requisitos:

  1. a)     Ser integrante da rede pública do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio;
  2. b)     Estar sediada em área urbana ou rural de um dos 101 municípios abrangidos pelo PRS – Cerrado;
  3. c)     Ter entre 20 e 50 estudantes participantes na equipe (time), no caso de equipes com uma etapa de ensino apenas (Ensino Fundamental ou Ensino Médio), ou no caso de equipes mistas (EF e EM), ter entre 40 e 100 estudantes participantes;
  4. d)     Indicar um(a) coordenador(a) da equipe, que poderá ser professor(a), gestor(a) ou outro(a) funcionário diretamente vinculado(a) à escola;
  5. e) Comprometer-se em assinar um Termo de Adesão às ações de popularização, por representante da escola, caso esta venha a ser selecionada (para efetivar a participação da escola é necessário o envio do Termo de Adesão assinado).

Plantando a semente entre os jovens

Crianças, jovens e escolas são um dos públicos-alvo do PRS – Cerrado. Considerando as especificidades próprias da infância e juventude e seus momentos de vida, é que foi pensada uma abordagem especial para este público. É também uma forma de deixar um legado para as gerações futuras, democratizando o acesso à informação e a construção dos saberes de forma participativa. 

As ações de popularização da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono nas escolas públicas, denominadas de forma simplificada de Ações de Popularização, têm como finalidade sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre o tema da agropecuária sustentável e de baixa emissão de carbono. As atividades, que serão realizadas em formato híbrido (presencial e virtual), consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária. 

Em linhas gerais, pretende-se nutrir nos(as) estudantes (crianças e jovens) o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade. Estas ações, que serão desenvolvidas no formato de Jornadas de Aprendizagem, têm como estrutura pedagógica 3 eixos filosóficos:

 

Acesso o edital completo e inscreva-se