O Edital Integrado de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs), do PRS – Cerrado, teve 3.187 propriedades rurais e 42 OSPs selecionadas. Os números superam a meta inicial do edital, que era selecionar 26 organizações e 3.000 UMs. Ao todo, nos quatro estados de atuação (GO, MG, MT e MS), a área total das propriedades soma mais de 275 mil hectares. 

A partir da segunda-feira, 08/11, a equipe do PRS – Cerrado estará disponível para dúvidas. Basta entrar em contato via nosso call center 0800 038 6616 ou mandar uma mensagem de Whatsapp para o 61 9 8413-9285. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília. 

Veja aqui o resultado do Edital Integrado de OSPs e UMs

Benefícios do edital

Para cada OSP selecionada, o projeto vai oferecer inicialmente um diagnóstico técnico-participativo, que reúne análise das áreas econômica, tecnológica, gerencial, produtiva, comercial e ambiental, seu papel na cadeia produtiva e na promoção da agropecuária de baixa emissão de carbono. A partir daí, será elaborado em conjunto o Plano de Negócios (PN), com foco no melhoramento da gestão e abertura de mercado. Com base no PN, serão apoiadas demandas coletivas elegíveis para financiamento por meio de Benefícios Coletivos (BCs). Entenda melhor sobre esses Benefícios clicando aqui.

Por meio de ações formativas e capacitação direcionadas, o edital também prevê o fortalecimento institucional das OSPs, a formação de lideranças e a facilitação do acesso a instrumentos financeiros variados.

Para as Unidades Multiplicadoras, além de também terem acesso aos BCs, haverá também assistência técnica e gerencial especializada para implementação das tecnologias sustentáveis apoiadas pelo PRS – Cerrado; acesso às ações formativas e de capacitação; ações de apoio e incentivo do projeto relacionadas com acesso ao crédito rural, certificação, transferência tecnológica; participação nos Dias de Campo, dentre outros.

Aprovadas com restrição

Das 42 Organizações Socioprodutivas selecionadas, 18 estão com o status de “aprovadas com restrição”. São as OSPs que não atingiram número suficiente de UMs e/ou possuem alguma pendência documental. Essas Organizações, até a regularização das documentações ou inclusão de novas UMs, não terão acesso aos BCs, mas poderão acessar os demais benefícios previstos no processo seletivo.