“Quando nós começamos a trabalhar no campo, só pensávamos em quantidade, ao invés de qualidade. Hoje o Projeto Rural Sustentável – Cerrado nos ajuda a buscar o conhecimento que antes não tínhamos para sempre priorizar a qualidade das nossas atividades”, diz a produtora rural Zélia Paula de Lima, do município de Campo Verde (MT), em um dos Dias de Campo (DCs) realizados pelo PRS – Cerrado no mês de fevereiro.

Ao todo, foram realizados 22 eventos, que ocorreram em 10 Unidades Demonstrativas (UDs), 11 Unidades Multiplicadoras (UMs) e 1 Organização Socioprodutiva (OSP) do projeto, nos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Estiveram presentes mais de 750 pessoas, dentre produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que nos apoiam localmente.

Beneficiando os frutos do cerrado

Um dos destaques durante o mês foi uma oficina de beneficiamento de frutos do cerrado, realizada em Pompéu (MG) no dia 15 de fevereiro. Na ocasião, estudantes da Universidade Federal de São João Del-Rei realizaram um treinamento com produtoras e produtores rurais sobre o aproveitamento de diversos frutos em conservas, geleias e iogurtes, desde o plantio até o desenvolvimento do produto.

Outras temáticas abordadas nos DCs ao longo de fevereiro foram adubação fosfatada em pastagens, recuperação de pastagens com ILP e compostagem orgânica. Os eventos buscam oportunizar produtores(as) participantes a conhecerem novas tecnologias, trocarem informações e conhecimentos.