Nos dias 08 e 09 de março, o PRS – Cerrado realizou dois Dias de Campo (DCs) que deram início às celebrações do Mês das Mulheres, em Terenos (MS) e Ipameri (GO), respectivamente. Os eventos foram pensados e dedicados ao fortalecimento e empoderamento das mulheres que atuam no meio rural, sob o tema “Histórias que Inspiram, Convivências que Fortalecem”.

Os momentos proporcionaram diversas atividades, como as oficinas interativas, onde as mulheres puderam compartilhar histórias e vivências no ambiente rural. O objetivo foi destacar o papel fundamental das mulheres no campo, incentivando o protagonismo feminino e o compartilhamento de experiências enriquecedoras, fomentando um ambiente de apoio mútuo com exemplos de superação e sucesso.

Além dos eventos já realizados, ainda acontecerão mais dois Dias de Campo celebrativos do Mês das Mulheres, nos estados de Mato Grosso e Minas Gerais:

As propriedades escolhidas para sediar os DCs são Unidades Demonstrativa (UDs) do PRS – Cerrado, ou seja, uma propriedade-modelo na aplicação de práticas produtivas sustentáveis. Todas elas são comandadas por mulheres de referência local no quesito de tecnologias e boas práticas no campo.

Mato Grosso do Sul

No dia 08 de março, data que marca o Dia Internacional das Mulheres, o município de Terenos, no Mato Grosso do Sul, celebrou a ocasião no Sítio Primavesi, propriedade da Dona Carline Yumi Ohi. O Dia de Campo reuniu mais de 50 participações, em grande maioria produtoras rurais acompanhadas das famílias.

Esse evento foi muito importante para que as mulheres pudessem interagir, propor e saber onde buscar soluções. Além disso, elas puderam conhecer outros tipos de sistemas de produção que sejam sustentáveis e que não agridam o meio ambiente”, destaca a produtora Carline Yumi Ohi.

Além das oficinas interativas, os(as) participantes puderam experimentar pratos típicos feitos com produtos locais que valorizam a cultura e a sociobiodiversidade, como pães enriquecidos com baru, jatobá e suco de guavira.

Goiás

Já no dia 09 de março, a celebração ficou por conta da Fazenda Palmeiras, em Ipameri, no estado de Goiás. A propriedade é da Dona Sônia Bonato e reuniu mais de 100 pessoas com a intenção de integrar, compartilhar e aprender sobre o papel das mulheres no meio rural sustentável.

Essa união das mulheres traz ainda mais informações para que elas tragam para dentro das suas propriedades a sustentabilidade nos três pilares: da preservação, da produção e do social”, compartilha a produtora Sônia Bonato.