O Mês das Mulheres no Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS – Cerrado) contará com quatro Dias de Campo (DCs) dedicados ao fortalecimento e empoderamento das mulheres que atuam no meio rural, sob o tema “Histórias que Inspiram, Convivências que Fortalecem“. Estes eventos visam destacar o papel fundamental das mulheres no campo, incentivando o protagonismo feminino e o compartilhamento de experiências enriquecedoras.

Durante os Dias de Campo, serão realizadas diversas atividades, incluindo oficinas interativas, onde as mulheres poderão compartilhar suas histórias e vivências no ambiente rural. Por meio desses relatos inspiradores, busca-se fomentar um ambiente de apoio mútuo, encorajando as participantes a se motivarem mutuamente com exemplos de superação e sucesso.

A Gerente de EaD do Projeto, Sandra Roberta, explica mais sobre o propósito das oficinas. “Por meio das oficinas, pretendemos trabalhar a questão do autocuidado e do cuidado mútuo. Desta forma, conseguimos sensibilizar as mulheres sobre a importância do protagonismo feminino que é exercido no cotidiano rural. Pretendemos motivar as mulheres a olharem para a própria trajetória pessoal, profissional e familiar, compartilhando com outras mulheres e com o grande público”, destaca Sandra.

As propriedades escolhidas para sediar os DCs são Unidades Demonstrativa (UDs) do PRS – Cerrado, ou seja, uma propriedade-modelo na aplicação de práticas produtivas sustentáveis. Todas elas são comandadas por mulheres de referência local no quesito de tecnologias e boas práticas no campo. Acesse o calendário de eventos [aqui].

Histórias que inspiram, Convivências que fortalecem

A mulher no campo ocupa hoje um papel fundamental de impulsionar diálogos em suas diferentes áreas de atuação, desde o cuidado com os filhos, na condução da propriedade ou na busca de conhecimentos inovadores em prol de melhorias. A importância desse papel é visto diariamente por Josyany Duarte, a Coordenadora Estadual de Goiás do PRS – Cerrado. “A mulher tem uma sensibilidade de ter uma escuta mais ativa, de buscar conexões e conseguir melhorias. Suas percepções enriquecem a oportunidade de enxergar um campo mais sustentável e inovador, se tornando uma impulsionadora de mudanças dentro e fora da propriedade, assim como uma protagonista do seu dia a dia”, compartilha Josyany.