O protagonismo feminino é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável. São as mulheres, muitas vezes, as agentes de transformação e inovação no meio rural. Sejam liderando propriedades, participando da produção familiar ou como guardiãs da memória das sementes, as mulheres plantam, conservam e planejam os cultivos. Com uma visão estratégica e integrada, o olhar feminino no campo tem o potencial de cuidar de todo o processo que vai desde a subsistência da família até a continuidade da produção. Ao longo dos tempos, mundo afora, foram elas também as maiores responsáveis por prover água às suas comunidades.

Assim, para enriquecer as comemorações deste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o PRS-Cerrado promove uma rodada de Dias de Campo (DCs) sob um o fio condutor que apresenta o papel inovador das mulheres no meio rural: desafios, experiências e oportunidades. Além de homenagear essas agentes que têm contribuído de diversas maneiras para a promoção de uma produção sustentável e de baixa emissão de carbono, os eventos dão visibilidade ao papel histórico e ancestral do feminino no campo, compreendendo esse lugar dentro e fora do seu núcleo familiar.

No PRS – Cerrado, os Dias de Campo são estratégicos. É neste momento único que produtores e produtoras rurais, técnicos(as) e representantes de organizações socioprodutivas observam, na prática, como se dá a adoção das novas tecnologias sustentáveis. Neste mês, serão 32 DCs em propriedades que são verdadeiros casos de sucesso. Além de abrir sua propriedade para demonstrar as boas práticas, essas mulheres vão compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos na gestão dos negócios e em suas parcerias.

Na programação, além dos assuntos que já fazem parte da agenda do PRS-Cerrado, como Recuperação de Pastagens Degradadas e Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), estão previstas palestras e rodas de conversa com foco na inserção e no papel da mulher no campo. São ações voltadas para uma agropecuária sustentável e inclusiva de gênero e juventude, que ressaltam o legado da mulher para a produção sustentável no meio rural brasileiro.