Durante o mês de março, a 1ª Edição do Mestrado Profissional do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), promoveu mais seis defesas de dissertações. O curso, voltado para a temática de mudanças climáticas e sistemas agropecuários de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, é ministrado por dois programas de pós-graduação da UFLA: Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGCTPA) e Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE).

As seis defesas aconteceram de forma remota ao longo dos dias 22, 26, 27 e 29 de março. Confira a lista dos(as) mestrandos(as) e os temas de suas respectivas dissertações:

“Diagnóstico de uma área de pastagens Brachiaria decumbens na Integração-Pecuária-Floresta em relação com uma área de Pastagens Convencional, no Projeto de Assentamento Eldorado, município de Sidrolândia – Mato Grosso Do Sul – Brasil”
Wildney Alves de Almeida

“Importância da Avicultura na Agricultura Familiar, seu potencial produtivo e a necessidade de Assistência Técnica: um estudo realizado na cidade de Baldim – MG”
Thiago Drummond Marques

“Análise da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em propriedades leiteiras da Bacia do Rio Tijuco, no município de Uberlândia/MG”
João Thomaz Cruz Silva

“Estratégias de controle de plantas infestantes em Sistema de Integração Lavoura Pecuária para produção de silagem”
André Augusto Gimenes Cardoso

“Percepção de produtores do Assentamento Eldorado I (Che Guevara) no município de Sidrolândia (MS) sobre os Sistemas de Integração Pecuária-Floresta (IPF)”
Fabiana Ananias Vasconcellos

“Entendendo a sustentabilidade de pastagens de Capim Marandu por meio da revisão de artigos científicos sobre avaliação nutricional das plantas”
Ana Carla Martins Vidotti

Sobre a 1ª Edição

A 1ª Edição do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado teve início em março de 2022, reunindo profissionais, técnicos(as), produtores(as) e gestores(as) públicos(as) que atuam no meio rural ou em áreas afins. O curso foi realizado de forma híbrida, com aulas remotas e presenciais nos quatro estados de atuação do projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os mestrandos e mestrandas desta edição começaram a defender suas dissertações em dezembro de 2023. Até o momento temos nove mestres e mestras formados, com a formação de excelência proporcionada pelo PRS – Cerrado em parceria com a UFLA.

Atualmente, o Mestrado Profissional também está realizando a sua 2ª Edição, que teve início em março de 2023 com 26 estudantes, e em Março de 2024 iniciaram as aulas e atividades da turma da 3ª Edição, contando com 24 participantes, aprovados(as) no processo seletivo que ocorreu entre Janeiro e Fevereiro de 2024.