Paracatu, Uberlândia e Caetanópolis recebem, como parte das comemorações do Mês das Mulheres, oficinas participativas no formato Dia de Campo. Com o tema Terra, trabalho e família: mulheres para o futuro, serão realizados 3 eventos no estado de Minas Gerais. Essa é uma oportunidade que o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, entendendo os desafios envolvendo as dinâmicas sociais no meio rural brasileiro, coloca em práticas ações voltadas ao Empoderamento Social destinadas às produtoras rurais, jovens, suas famílias, e demais convidadas e convidados.

Cada evento contará com cerca de 60 pessoas, que, por meio da metodologia do Café Mundial, terão a chance de participar de uma grande roda de prosa para gerar reflexão e troca de experiências sobre as mulheres rurais para o futuro. Esse é o momento também de integrar as propriedades-modelo na aplicação de práticas sustentáveis (que o projeto chama de Unidade Demonstrativa); as Organizações Socioprodutivas (OSPs) — que são coletivos de produtores e produtoras e uma forma que o PRS – Cerrado apoia o coletivismo e associativismo —, além das propriedades chamadas de Unidades Multiplicadoras, que já estão recebendo as primeiras visitas de ATER e vão aplicar práticas sustentáveis de baixa emissão de carbono.

Dia 07/03 – Paracatu, na Sede da Coopervap
Dia 11/03 – Uberlândia, no Sítio Caminho das Flores
Dia 15/03 – Caetanópolis, na Fazenda Sabores do Cedro (Granja do Cruzeiro)

Os Dias de Campo (DCs) são ações promovidas pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado com o objetivo de apoiar, monitorar e executar as atividades e ações do projeto nos estados e municípios de abrangência. Os eventos, realizados mensalmente, buscam articular e fortalecer as redes de parceiros e as diversas ações propostas, ao mesmo tempo em que mobilizam e estreitam as relações com produtores(as) e entre os(as) diversos(as) beneficiários(as) do projeto. Entre o público participante, estão produtores(as) rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que apoiam o projeto localmente.

O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As Organizações Socioprodutivas (OSPs) são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. É a forma que o PRS – Cerrado apoia o coletivismo, o associativismo e a atuação em conjunto por produtoras e produtores rurais. É por meio de ações que apoiam a estruturação dessas instituições que buscamos fortalecer a implementação das práticas produtivas sustentáveis, em especial: Sistemas Integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), além da Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

Sobrevoo sobre o PRS – Cerrado em Minas Gerais

No estado de Minas Gerais, atuamos com 3 microrregiões, 25 municípios e, considerando o total de propriedades envolvidas, em uma área de mais de 74 mil ha de área total de propriedades envolvidas. Nossas atividades acontecem por meio de 47 Unidades Demonstrativas (UDs), 888 Unidades Multiplicadoras (UMs) e 10 Organizações Socioprodutivas (OSPs).

Ao todo, contamos com 935 produtores e produtoras rurais mineiros que participam e se beneficiam de nossas atividades. Além dos Dias de Campo, contamos com a Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) para as UDs, feita por uma das 45 instituições pré-qualificadas em Minas Gerais.

Em ações voltadas para a sensibilização e educação, temos o Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, com diversas ações com a temática envolvendo as mudanças climáticas e o desenvolvimento rural sustentável: EaD em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho; Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA); Ações de popularização da produção rural sustentável nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.