Na última semana, entre os dias 17 e 19 de outubro, a equipe de Capacitação do PRS – Cerrado realizou mais uma rodada dos Cursos Presenciais sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado. Ao longo dos três dias, 24 Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs) foram capacitados, em campo, sobre as principais temáticas apoiadas pelo Projeto, como tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), além de se aperfeiçoarem em conceitos envolvendo mudanças climáticas e estratégias de desenvolvimento rural sustentável.

Uma das organizadoras e Gerente de Cursos Presenciais do PRS – Cerrado, Marília Nepomuceno, destaca a importância de não só ter essa capacitação no ambiente da sala de aula, como também no campo. E os ATECs tiveram essa oportunidade nesta rodada, ao visitarem a Unidade Demonstrativa (UD), Sítio Maria Antônia. “O produtor rural Sr. Edinaldo, nos permitiu observar e aprender em sua propriedade sobre a implementação bem-sucedida de tecnologias de baixa emissão de carbono. Dessa forma, foi possível ver como as estratégias e insumos foram aplicados na propriedade e observar os resultados das ações, oferecendo uma experiência valiosíssima de aprendizado aos cursistas”, diz Marília.

Confira mais alguns depoimentos:

Ao longo de 2023, o Programa de Capacitação realizou cinco rodadas dos Cursos, capacitando um total de 135 ATECs.

O que são os Cursos Presenciais?

Por meio de dinâmicas de integração, estudo de caso e oficinas práticas, os Cursos Presenciais têm o objetivo de criar um espaço de troca de conhecimentos e tira-dúvidas sobre as atividades de assistência técnica e extensão rural realizadas dentro do projeto. Além disso, eles são uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e experiências sobre as tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) com a presença de especialistas.

A Jornada de Aprendizagem do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado é iniciada pela parte teórica, desenvolvida nos cursos de Ensino a Distância – EaD Introdutório e EaD Avançado, e finalizada na parte prática com os Cursos Presenciais. Com isso, os Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs) podem treinar as suas capacidades analíticas e habilidades para aperfeiçoar o conhecimento e atender as especificidades do projeto em prol de um campo mais sustentável.