O que são as Unidades Demonstrativas (UDs) do Projeto Rural Sustentável – Cerrado? São áreas de referência de produção agropecuária dentro da propriedade rural ou parte dela que já tenham implantada alguma das tecnologias sustentáveis apoiadas pelo Projeto: sistemas de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidas como sinônimo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e/ou Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Já os Dias de Campo são eventos que permitirão que a propriedade rural seja visitada por produtores(as) rurais, técnicos(as) extensionistas e demais interessados(as). É o momento de compartilhar experiências e conhecimentos entre quem faz tudo isso acontecer: os produtores e produtoras

É por meio das Unidades Demonstrativas que aqueles que ainda não conhecem as tecnologias de emissão de baixo carbono ILPF, sinônimo de SAF, ou RPD vão conhecer, na prática, como é todo o processo, desafios e vantagens a partir da experiência real daqueles que já utilizam essas técnicas em suas propriedades rurais. As UDs são, portanto, a oportunidade de aprimoramento do conhecimento sobre os objetivos do projeto, acompanhamento in loco da aplicação das tecnologias apoiadas, bem como a promoção do intercâmbio de conhecimentos.

As 170 propriedades selecionadas no Edital — aberto até o dia 11 de dezembro— serão beneficiadas em até R$ 30.000 para estruturação do espaço, além de apoio para a realização de até cinco Dias de Campo, organizados pelos monitores e monitoras locais do projeto. Nos dias de evento, espera-se a participação de até 30 pessoas. E a proposta é contemplar todas as localidades de atuação do PRS – Cerrado, alcançando um número médio de 12 a 15 UDs nas 13 microrregiões. Ao final do projeto, estima-se a realização de 650 Dias de Campo.

Sobre o Edital de UD

Data de abertura: 23/10/2020
Cadastramento de propostas: até 11/12/2020
Seleção: serão selecionadas até 170 propriedades rurais
Para cadastramento de proposta, acesse aqui.