Fortalecer a parceria e a confiança entre as Organizações Socioprodutivas (OSPs) e o Projeto Rural Sustentável – Cerrado – esse foi o principal objetivo das oficinas realizadas entre os dias 25 de junho e 10 de julho junto às OSPs parceiras do Projeto. As atividades aconteceram nos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, reunindo, ao todo, mais de 140 participantes e 47 OSPs.

Além do momento de integração e escuta ativa das Organizações Socioprodutivas, as oficinas também visaram abordar outros assuntos que permeiam essa parceria, tais como a pactuação dos Benefícios Coletivos adicionais e de ações de Assistência Técnica Organizacional (ATO), integração das novas OSPs parceiras, e continuação da assistência técnica (ATER) às propriedades.

Entre as lideranças das OSPs presentes, estava a Dona Angelir Silva, da Associação dos Agricultores e Agricultoras do Portal do Faia, em Mato Grosso do Sul. Ela compartilha, feliz, a sua experiência na oficina: “Gostei muito e estou muito grata por tudo. Hoje nós tivemos um novo rumo para que nós possamos trabalhar com segurança e conhecimento no campo. A equipe foi muito clara e prestativa, e eu gostaria que mais momentos como esses acontecessem, porque a cada vez que acontece, conseguimos tirar nossas dúvidas e trazer as nossas reivindicações.” 

Nedino de Araújo faz parte da liderança no Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, também em Mato Grosso do Sul. Para ele, a oficina “foi um momento muito produtivo onde conseguimos trazer as nossas reivindicações e vamos levar daqui a maioria das soluções. Podemos dizer que o evento nos trouxe a alegria e a luz que nós precisamos para a nossa região”, diz com satisfação.

Novas propriedades e oportunidades

Todos esses momentos e objetivos das Oficinas das OSPs foram possíveis após a extensão de prazo do PRS – Cerrado, resultando em mais recursos e mais atividades junto aos beneficiários(as) do Projeto.

Entre essas novas oportunidades, esteve a seleção de novas Organizações Socioprodutivas e Unidades Multiplicadoras, as quais estiveram presentes nas oficinas. Além disso, para as propriedades que já faziam parte do PRS – Cerrado, acontecerá a ampliação das atividades, como por exemplo, de assistência técnica (ATER).

Leia também:
PRS – Cerrado: novas propriedades e oportunidades marcam a extensão do Projeto

Está disponível o resultado das novas OSPs e UMs do PRS – Cerrado