Desde maio, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado esteve realizando as Oficinas de Formação de Lideranças, atividade que está inserida dentro da Trilha de Fortalecimento de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Formação de Lideranças do Projeto. As oficinas visam contribuir para o desenvolvimento da formação e qualificação de lideranças do Cerrado e meio rural. Desta forma, é possível fortalecer as cooperativas, associações e sindicatos rurais a partir do desenvolvimento pessoal, boas práticas de liderança, sucessão no campo e outros temas correlatos.
Até o momento, mais de 300 participantes, líderes e membros de OSPs parceiras do PRS – Cerrado, se reuniram nas 21 oficinas realizadas nos quatro estados de atuação do Projeto – Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Outros 19 eventos ainda acontecerão até o mês de agosto.
"As atividades foram muito importantes para mim porque pudemos criar um diálogo aberto para ouvir as pessoas do grupo e nos ajudar a pensar individualmente e coletivamente."
Sra. Marivalda, líder da Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (AGROBIO), de Goiás
“Agora vejo que posso apoiar os produtores para além do meu conhecimento técnico. Posso agregar mais e buscar ser útil.”
Sr. Claubert, coordenador técnico da Cooperativa dos Produtores Rurais da Região de São Simão (COOPASS), de Minas Gerais
“A oficina fortaleceu nos participantes o reconhecimento da importância que o Projeto Rural Sustentável - Cerrado tem para eles. O evento promoveu um movimento de sinergia entre as lideranças ali presentes e todos saíram com ideias de reunir as comunidades para discutir projetos em comum e compartilhar o que vivenciaram."
Elisa Alkimin, facilitadora das Oficinas de Formação de Lideranças em Minas Gerais
Trilha de Fortalecimento de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Formação de Lideranças
As Oficinas de Formação de Lideranças é uma ação do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado. Elas se inserem dentro de uma trilha que ocorrerá durante todo o ano de 2024, com o objetivo de promover o Fortalecimento das Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras do Projeto. Essa Trilha foi lançada a partir de um evento on-line, realizado em fevereiro deste ano, com a presença do Secretário-Adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Pedro Alves Corrêa Neto.
“As comunidades e organizações rurais desempenham um papel fundamental para a segurança alimentar e sustentabilidade socioambiental e econômica do campo e da cidade. Com a implementação de práticas produtivas sustentáveis e de baixa emissão de carbono, é possível aliar produção e conservação dos recursos naturais e fortalecer coletivos de produtores e produtoras. Nesse cenário, o papel de uma liderança qualificada ganha muito destaque e por isso nós preparamos essas atividades e trilha”, destaca a Gerente de Cursos Presenciais do Programa de Capacitação, Marília Nepomuceno.
Além destas oficinas, ao longo de 2024, as OSPs passarão por outras atividades como o EaD Introdutório e Avançado, encontros presenciais no formato de Dia de Campo, palestras temáticas, cursos presenciais e oficinas participativas com as famílias. O foco principal é fortalecer as 40 OSPs parceiras do Projeto, que reúnem mais de 3 mil produtores e produtoras rurais, por meio de ações que promovam melhores condições de gestão destas organizações socioprodutivas.