Frentes de atuação

Aldicir Osni Scariot

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Projeto: Pecuária-Cum-Baru: Sistemas Silvipastoris com Árvores Nativas no Cerrado.
Investimento PRS – Cerrado: R$ 199.976,00
Instituição: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Instituições Parceiras: Embrapa Cerrados, UNEMAT e Restauragro

“Descubra como as árvores nativas do Cerrado estão revolucionando a pecuária”

Aldicir Scariot, pesquisador na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  com colegas de diversas instituições, vem desenvolvendo uma pesquisa inovadora sobre os Sistemas Silvipastoris no Cerrado. A equipe está focada em entender e quantificar os serviços ambientais providos por sistemas silvopastoris com árvores nativas no Cerrado. Para isso o estudo focou particularmente em sistemas silvopastoris com plantas de cumbaru (Dypterix alata, Leguminosae)nos cerrados dos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres, no estado de Mato Grosso. Além disso, a equipe quer entender o que pensam os agricultores sobre esses sistemas silvopastoris e a percepção que têm sobre os serviços ambientais nesses sistemas. 

Para tal, a equipe fez (1) intensivos inventários da vegetação em 43 propriedades rurais, coletando dados sobre a diversidade de espécies plantas, o volume de biomassa, o carbono orgânico na vegetação e no solo, a fertilidade e a textura dos solos; (2) entrevista com produtores rurais;  (3) estudo sobre a cadeia do cumbaru; e (4) implantação de um sistema silvopastoril com cumbaru. 

Os resultados, ainda não completamente analisados, permitiram que a equipe conhecesse: 

  1. A biodiversidade e biomassa de dos sistemas silvopastoris com cumbaru na área alvo do projeto, representada por informações da composição de espécies de plantas arbóreas, arbustivas e herbáceas e riqueza de cada grupo funcional dessas espécies (gramíneas exóticas, gramíneas nativas, ervas e arbustos exóticos, ervas nativas, subarbustos, arbustos e árvores nativas). 
  2. Estrutura das populações das plantas e dos sistemas silvopastoris, representados pela abundância de cada espécie, em diferentes classes de tamanho;  a presença e quantificação dos regenerantes das espécies; a cobertura do solo pelas plantas; a estrutura vertical e a área basal.
  3. Biomassa vegetal, obtida a partir de equações alimentadas com dados quantitativos coletados no campo. 
  4. Quantidade de Carbono orgânico na vegetação e no solo.
  5. Fertilidade e textura dos solos onde ocorrem os sistemas silvopastoris.
  6. A percepção dos proprietários sobre os sistemas silvopastoris e conhecimento ecológico local sobre os serviços ambientais.
  7. Diagnóstico da cadeia produtiva do cumbaru
  8. Monitoramento do desenvolvimento de um sistema silvopastoris implantado (em andamento).

Os resultados do projeto são importantes, pois contribuirão para (1) desvendar o papel dos sistemas silvopastoris com árvores nativas no fornecimento de serviços ambientais fundamentais para a sustentabilidade da agropecuária; (2) entender a percepção dos agropecuaristas sobre esses sistemas; e (3) conhecer melhor a cadeia de um importante produto não-madeireiro (cumbaru) desses sistemas.  Esses conhecimentos são cruciais para o desenvolvimento de ações e políticas por parte dos tomadores de decisão.

Os sistemas silvipastoris com árvores nativas são uma oportunidade de trazer mais sustentabilidade para pastagens cultivadas no Cerrado, ao agregar as contribuições (i)  das árvores nativas como serviço ambiental para pastagens, sequestro de carbono, fixação de nitrogênio, aumento da infiltração e armazenamento de água no solo; (ii) das árvores para o bem estar e complementação da dieta do gado; (iii) para a conservação da biodiversidade;  e (iv) promover cadeias produtivas sustentáveis, com novos produtos e serviços.

Produtos de Conhecimento

  • Dados ainda sendo analisados e resultados interpretados
    Artigo - periódicos científicos especializados, nacional
  • Dados ainda sendo analisados e resultados interpretados
    Artigo - periódicos científicos especializados, internacional
  • Finalizando editoração
    Livros e capítulos publicados com corpo editorial e ISBN
  • Finalizando editoração
    Livros e capítulos publicados com corpo editorial e ISBN
  • Dados ainda sendo analisados e resultados interpretados. Previsto para 2025
    Tese de doutorado
  • Em elaboração
    Vídeo

Galeria

Privacy Preference Center