Frentes de atuação

Betina Kellerman

Betina Kellerman

Instituto Homem Pantaneiro

Projeto: Monitoramento da expansão dos sistemas de integração lavoura-pecuária no Estado de Mato Grosso do Sul
Investimento PRS – Cerrado: R$ 200.000,00
Instituição: Instituto Homem Pantaneiro
Execução da Pesquisa: Mato Grosso do Sul
Instituições Parceiras: UERJ, Embrapa Solos
Status de execução: Execução financeira finalizada em fev/2024
Linha Temática: Sustentabilidade na Produção Agropecuária

Desvendando os Segredos da Agricultura Sustentável!

A pesquisadora Betina Kellerman está investigando o Monitoramento da Expansão dos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul, em colaboração com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) juntamente com um grupo de especialistas em geotecnologias da Embrapa Solos.

O objetivo central foi investigar o avanço dos Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária (ILP) pelo Cerrado do Mato Grosso do Sul, destacando sua capacidade de combate à erosão do solo e sua contribuição para uma produção agrícola sustentável. A equipe do projeto GeoABC+ desenvolveu algoritmos para mapear o crescimento dos ILPs nessa área, seguindo uma metodologia específica. A proposta de aprimoramento da metodologia de monitoramento dos sistemas integrados de produção agropecuária em Mato Grosso do Sul se baseia em um modelo já testado com sucesso em Mato Grosso. Esse modelo mostrou sua eficácia ao identificar áreas com cultivos em sequência (como soja e milho, ou algodão em sequência, por exemplo) e com práticas de integração lavoura-pecuária (ILP) utilizando algoritmos de machine learning. Para isso, é necessário criar uma base de dados sólida contendo informações sobre ILP. Os resultados  obtidos indicam um caminho de desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária no estado do Mato Grosso do Sul. Com base na precisão dos métodos utilizados e na análise feita neste trabalho, foi demonstrada a eficácia na criação de um sistema de monitoramento para cultivos sequenciais complexos, em especial nos Sistemas Integrados de Produção (SIs) do tipo ILP, conforme evidenciado pela precisão alcançada.

Por fim, os dados obtidos permitem analisar o crescimento da utilização de sistemas integrados na área, o que de forma indireta ajuda a identificar obstáculos e auxiliar na sua implementação.

Assegurar a sustentabilidade de nossa agricultura e a preservação de nossos recursos naturais é apenas uma das metas alcançadas neste estudo. Analisar de que forma, em que locais e com que rapidez os ILPs estão sendo implementados auxilia a aumentar a transparência perante a população, além de fornecer apoio aos líderes na elaboração de estratégias mais eficazes e perspicazes para o amanhã.

Venha descobrir os resultados que podem ajudar a melhorar as políticas públicas e colaborar para um futuro agrícola mais sustentável em Mato Grosso do Sul!

Produtos de Conhecimento

Galeria

Privacy Preference Center